Esses testes de internet são tão divertidos quanto absurdos. E quando um cai no gosto do povo, não tem jeito: todo mundo começa a compartilhar nas suas redes sociais os resultados. Mas você já parou para ler todos aqueles formulários antes de dar seu "ok"?
De acordo com o levantamento "Você é um especialista em cibernética?" da Kaspersky Lab, 63% dos usuários entrevistados dizem não ler o contrato de licença antes de instalar um novo aplicativo em seu dispositivo, e um em cada cinco pessoas (20%) nunca leu as mensagens para instalar aplicativos; apenas clicam em "Próximo" e "Concordo", sem entender o que estão autorizando.
Essa é uma prática muito perigosa. O teste mais popular no momento, por exemplo, o “Qual Celebridade Você Se Parece?”, é um gancho para atrair usuários para que compartilhem informações pessoais com a empresa criadora do teste, de acordo com a Kaspersky.
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"Hoje em dia é muito comum que usuários de redes sociais cliquem em jogos e apps sem pensar sobre os riscos envolvidos. Muitas vezes, estes são usados como um gancho para obter permissão para acessar informações confidenciais de usuários e outras pessoas – como contatos, mensagens privadas, localização, etc., para fins comerciais", diz Roberto Martinez, analista de segurança da Kaspersky Lab.
No caso do teste das celebridades, a empresa Vonvon - criadora da ferramenta - solicita clicar em “Conectar-se ao Facebook” para ver o resultado, e assim recebe as informações públicas do perfil do usuário (incluindo nome, foto do perfil, idade, sexo, idioma, país e outras informações públicas), lista de amigos, e-mail, fotos, etc.
Segundo a Kaspersky, alguns aplicativos podem afetar a privacidade do usuário, instalar outros apps ou mesmo alterar a configuração do sistema operacional de um dispositivo de forma completamente legal já que usuário clicou em “aceito” durante o processo de instalação.
"Ao permitir esse acesso, você deve se fazer algumas perguntas importantes, como: quais informações foram solicitadas, essa informação é necessária para esse aplicativo e o que eles podem fazer com essa informação”, conta Martinez. No caso da Vonvon, os dados recolhidos são usados para promover seus produtos via e-mail e para outros propósitos de marketing, que não são especificados.
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A empresa ainda indica em sua política de privacidade que as informações recebidas podem ser transferidas para outras empresas ou indivíduos com objetivo de "otimizar seus serviços e funcionamento do site".
Em 2015, suas políticas de privacidade foram questionadas após o lançamento do teste “Quais Palavras Você Mais Usou No Facebook Esse Ano?”, que atraiu mais de 17 milhões de usuários. A partir daí, a empresa tem limitado as informações que solicita aos usuários.