Com fim do Megaupload, usuários retornam aos programas P2P

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 26/01/2012 às 20:06
Soulseek-V-157-NS-13e FOTO:

Todo mundo se esqueceu do Soulseek, mas ele continua lá firme e forte

Depois do fim do Megaupload e de muitos sites de downloads similares terem extinguido suas opções de compartilhamento de arquivos, usuário voltaram para antigos programas que usam a rede P2P (ponto a ponto, em inglês), como Kazaa e Soulseek. A tecnologia foi muito famosa no passado, sobretudo por causa do Napster.

LEIA MAIS

O que aconteceu com os P2P que amamos?

Segundo o jornal espanhol 20 Minutos, o uso dessa rede teve uma participação de até 15% da banda larga da Europa. Até então, os valores eram irrelevantes. Programas P2P eram muito comuns no início dos anos 00, mas foram substituídos por tecnologias mais rápidas, como os torrents e mais seguras, exemplo dos blogs de MP3, que hospedavam links de sites como Megaupload e outros.

O Megaupload foi fechado pelo FBI sob acusação de incentivar a pirataria online. Segundo autoridades americanas, o site teria ocasionado perdas de mais de 500 milhões de dólares em direitos autorais. O grupo de hackers Anonymous iniciou uma campanha de retaliação e tirou diversos sites do ar em vingança pelo Megaupload. Leia mais sobre o caso.