Verão: saiba como as altas temperaturas provocam mudanças no organismo

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 08/01/2018 às 11:43
Isotônicos, ricos em sódio e potássio, devem ser utilizados somente por atletas, que perdem sais minerais durante o exercício (Foto: Pixabay)
Isotônicos, ricos em sódio e potássio, devem ser utilizados somente por atletas, que perdem sais minerais durante o exercício (Foto: Pixabay) FOTO: Isotônicos, ricos em sódio e potássio, devem ser utilizados somente por atletas, que perdem sais minerais durante o exercício (Foto: Pixabay)

A elevação das temperaturas, com a chegada do verão, favorece mudanças no organismo. A homeostasia, mecanismo que possibilita o organismo funcionar entre 36 e 37 graus Celsius, ativa diferentes mecanismos para manter essa condição. Entre eles, a perda de líquido pelo suor, como explica a clínica-geral Lígia Brito, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, em São Paulo.

Leia também: 

Você está pronto para o verão? Faça o teste e confira

Férias, praia e verão: saiba como as crianças podem curtir a temporada de sol sem riscos

E este calor? Índice ultravioleta chega ao nível extremo no Recife antes mesmo do verão

Apesar do processo ser algo natural, a não recuperação dessas substâncias pode acarretar em sintomas como queda de pressão, tontura, mal-estar e até mesmo desidratação. Segundo Lígia, a hidratação e a alimentação são dois pontos importantes para evitar situações piores, como os desmaios. A reposição da água e sais minerais perdidos pelo suor deve ser feita.

A médica alerta que os isotônicos, ricos em sódio e potássio, devem ser utilizados somente por atletas. "Os isotônicos são indicados somente para quem faz exercício, pois nessa situação ocorre maior perda de sais minerais. Já o consumo em excesso, por quem não pratica atividade física, pode acarretar em um aumento de pressão arterial", reforça. A maneira mais saudável de repor esses componentes é pela ingestão de água, frutas, legumes e verduras. "O consumo de água e desses alimentos é fonte de boa parte dos sais minerais necessários para o organismo", finaliza Lígia Brito.

QUIZ

Como você se protege do sol? Faça o teste e descubra:

Conecte-se ao Facebook, clique na imagem abaixo, responda o nosso quiz e compartilhe o seu resultado com os amigos.