PE: Cai para 153 o número de municípios com risco elevado para transmissão de arboviroses

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 20/07/2017 às 13:34
Apesar da redução, 83% dos municípios pernambucanos estão com risco elevado para transmissão das doenças transmitidas pelo Aedes aegpyti (Foto: Pixabay)
Apesar da redução, 83% dos municípios pernambucanos estão com risco elevado para transmissão das doenças transmitidas pelo Aedes aegpyti (Foto: Pixabay) FOTO: Apesar da redução, 83% dos municípios pernambucanos estão com risco elevado para transmissão das doenças transmitidas pelo Aedes aegpyti (Foto: Pixabay)

Uma semana após a divulgação, pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), do último boletim de arboviroses em Pernambuco, quando quase 90% dos municípios (164) estavam em situação de risco elevado para transmissão das doenças transmitidas pelo Aedes aegpyti (dengue, chicungunha e zika), o número desceu para 153 cidades (83% do total) em estado de risco para surto ou em alerta. Até o momento, apenas 19 estão em situação satisfatória. Além disso, 12 municípios ainda não informaram o resultado desde 4º levantamento.

Leia também:

» Pesquisadores apontam dificuldade em prever novos surtos de zika

» Fiocruz Pernambuco busca mais voluntários para testes da vacina contra dengue

» Reportagens sobre zika da jornalista Cinthya Leite recebem menção honrosa no Prêmio Roche de Saúde

» “Futuras ondas epidêmicas do zika continuam prováveis”, adverte diretora da Organização Pan-Americana da Saúde

"Neste ano, os casos de todas as três arboviroses caíram entre 90% e 96% em relação aos números do ano passado. Mas sabemos que a presença elevada de larvas dos mosquitos possibilita a transmissão das arboviroses. Precisamos chamar a atenção dos gestores municipais e da população em geral para que as ações de controle continuem sendo realizadas normalmente. Só assim poderemos evitar casos e a possibilidade de uma nova epidemia", informa a técnica do Programa de Controle das Arboviroses da SES, Daniela Bandeira.

Este ano, até o dia 15 de julho, Pernambuco notificou 10.044 casos de dengue (redução de 90,8%), 2.966 de chikungunya (redução de 94,9%) e 429 de zika (redução de 96%). "Apesar dessa redução, quando comparamos os dados semana a semana, continuamos notando um leve aumento nas notificações, o que reforça a necessidade de ficarmos vigilante", pontua Daniela. Vale lembrar que, no mesmo período do ano passado, o Estado vivenciava uma tríplice epidemia das doenças.

Índice de Infestação Predial

85 municípios em situação de risco de surto

68 municípios em situação de alerta

19 municípios em situação satisfatória

12 municípios não informaram (Buíque, Camaragibe, Chã Grande, Côrtes, Gravatá, Igarassu, Manari, Paulista, Pedra, São João, Venturosa e Vitória de Santo Antão)