Exposição fotográfica em Petrolina mostra rotina de crianças com autismo

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 07/10/2016 às 8:00
Trabalho pretende sensibilizar a sociedade sobre a importância da inclusão para aqueles que vivem com autismo  (Foto: Rosângela Sá / Divulgação)
Trabalho pretende sensibilizar a sociedade sobre a importância da inclusão para aqueles que vivem com autismo (Foto: Rosângela Sá / Divulgação) FOTO: Trabalho pretende sensibilizar a sociedade sobre a importância da inclusão para aqueles que vivem com autismo (Foto: Rosângela Sá / Divulgação)

Este ano as comemorações em homenagem ao Dia das Crianças, celebrado na próxima quarta-feira (12), no River Shopping, em Petrolina, no Sertão do Estado, será diferente. Começa nesta sexta-feira (7) a exposição fotográfica 'Infinito Particular', protagonizada por jovens que convivem com autismo. O trabalho, assinado pela fotógrafa Rosângela Sá, pretende sensibilizar a sociedade sobre a importância da inclusão para aqueles que vivem com a condição. A mostra gratuita segue no centro de compras até o dia 25 de outubro.

Leia também:

Alguns alimentos podem fazer mal às crianças. Entenda

Fique atento aos sintomas de intolerância a glúten ou lactose nas crianças

Confira dicas para preparar receitas saborosas e saudáveis para as crianças

Saiba quais são os nutrientes que não podem faltar na alimentação das crianças

Sete crianças participam da mostra fotográfica, sendo cinco diagnosticadas com autismo e duas neurotípicas (como são denominadas pessoas que não apresentam nenhum tipo de psicopatologia). Alice e Artur, que são gêmeos, Eydson, João Gabriel, Luiz Henrique, Sofia e Rafael, cujas idades variam entre dois e sete anos, têm rotinas e gostos parecidos com a maioria das crianças – a diferença está nas terapias que alguns deles precisam para ajudá-los a desenvolver algumas habilidades, como as sociais e de comunicação.

"Estou muito feliz por ter constatado que criança é criança, independente de ter autismo ou não. Nesses ensaios, fiz exatamente tudo o que faço com crianças neurotípicas – mas de acordo com a particularidade de cada uma delas – e o resultado foi ainda mais incrível. Estou imensamente grata ao universo por me propiciar tal experiência e de ter comigo pessoas maravilhosas que fizeram o meu sonho de fotografar crianças especiais uma realidade", conta a fotógrafa Rosângela Sá.

"Dar visibilidade ao autismo é mostrar ao nosso público que limitações não definem as pessoas. Queremos proporcionar uma maior compreensão do tema, mostrando que essas crianças estão sempre rodeadas de amor e dispostas a distribuir muito amor também", diz a gerente de marketing do River Shopping, Eliária Reis, sobre a iniciativa. O projeto foi concebido em parceria com a Associação de Amigos do Autista do Vale do São Francisco (Aamavasf), instituição sem fins lucrativos cujo objetivo é potencializar o tratamento, educação e socialização de autistas da região.

Serviço

Exposição fotográfica gratuita “Infinito Particular”

Período: de 7 a 25 de outubro

Horário: 10h às 22h (segunda a sábado) / 14h às 22h (aos domingos)

Local: River Shopping | Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, 100, Centro, Petrolina- PE