Olinda terá projeto de atividades com cães treinados e crianças com deficiência

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 31/08/2016 às 16:46
cachorro-235 FOTO:

Imagem de cachorro (Foto: Free Images) Proposta é desenvolver com as atividades entre os cães treinados e as crianças com deficiência estímulos a aptidões (Foto ilustrativa: Free Images)

A Prefeitura de Olinda, no Grande Recife, lançará nesta quinta-feira (1º) o projeto Bolinha de Pelo, iniciativa inédita que envolverá atividades entre cães treinados e estudantes com deficiências. O lançamento ocorrerá a parir das 7h30, no auditório da Escola Municipal Monsenhor Fabrício, localizada no bairro de Peixinhos.

Leia também:

» Fundação Altino Ventura é habilitada para tratar pacientes com múltiplas deficiências

» Livro infantil mostra caminhos para crianças com deficiência superarem limitações

A experiência piloto do projeto funcionará em setembro com oito estudantes do Centro Integrado de Atenção à Criança Professora Norma Coelho (CAIC). Todas as atividades serão baseadas no estudo da Cinoterapia, terapia que utiliza cães como meio alternativo no tratamento de pessoas com necessidades especiais, principalmente crianças. A técnica promove melhor sociabilização entre pacientes e o meio em que vivem.

"Nossa proposta é desenvolver estímulos a aptidões como a fala, as funções motoras e os comandos. Para isso, contamos com a ajuda de Max, um cachorro de raça Golden Retriever de três anos e dez meses que vem recebendo treinamento desde o mês de março no Kennel Clube de Pernambuco, um centro especializado em treinar cães para acompanhar crianças deficientes, formando assim cães doutores", explica Amélia de Cássia Leôncio, técnica da Divisão de Inclusão da Diretoria de Ensino da Secretaria de Programas e Políticas Educacionais dq cidade.

As atividades serão quinzenais e funcionarão nos períodos da manhã e da tarde com a coordenadora do projeto e as professoras da Sala de Recurso Multifuncional (SRM) do CAIC.

Serviço

Lançamento do projeto Bolinha de Pelo

Data: quinta-feira, 1º de setembro

Local: Escola Municipal Monsenhor Fabrício | Avenida Antônio da Costa Azevedo, Peixinhos, Olinda

Horário: a partir das 7h30