Livro infantil mostra caminhos para crianças com deficiência superarem limitações

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 24/10/2011 às 0:31

Para promover um diálogo sem barreiras com as crianças portadoras de necessidades especiais, a editora Paulus lança Sim, eu posso! – Um guia para as crianças lidarem com as limitações físicas (32 páginas, R$ 15).

A publicação chega com o intuito de auxiliar os pequenos no processo de adaptação às condições de cada um e no trabalho de potencialização das habilidades.

"Todos nós temos limites. Contudo, quem possui limitações físicas visíveis pode carregar um fardo mais pesado, pois enfrenta obstáculos em relação ao tratamento que recebe", explica a coautora, Kathleen M. Muldoon , que dribla suas limitações físicas enquanto ensina redação e prepara livros infantis.

Ela ressalta que os entraves tendem a ser especialmente difíceis para uma criança porque, enquanto ela tenta se estabelecer como alguém comum, é constantemente lembrada por quem a encara e observa que ela não o é", explica.

Dessa maneira, Kathleen aborda diversos temas comuns na vida de desses pequenos especiais, como a curiosidade das outras pessoas em relação à deficiência, a importância do tratamento com terapeutas, fonoaudiólogos e demais profissionais engajados no trabalho de reabilitação.

A publicação ainda ressalta, sempre através de uma linguagem leve e descontraída, a relação com os pais, irmãos e amigos.

Além disso, no capítulo Seja um jogador, a obra estimula a garotada a se exercitar e a praticar atividades de interação. "Há alguns tipos de esportes coletivos adequados para pessoas com limitações físicas. (...) Você pode praticar esportes de maneira diferente das outras crianças e se divertirá tanto quanto elas", enfatiza Kathleen.

Com ilustrações de R. W. Alley, capazes de reforçar as palavras de coragem e superação presentes no texto, a obra incentiva o leitor a descobrir o talento próprio, ao se inspirar em pessoas nas mesmas condições que alcançaram o sucesso.