Fundação Altino Ventura é habilitada para tratar pacientes com múltiplas deficiências

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 29/07/2015 às 13:15
terapia fundação altino ventura - CER - DESTAQUE FOTO:

Pacientes contam com tratamento realizado por equipe multiprofissional (Foto: João Carlos Lacerda/FAV/Divulgação) Pacientes contam com tratamento realizado por equipe multiprofissional (Foto: João Carlos Lacerda/FAV/Divulgação)

O Ministro da Saúde, Arthur Chioro, chega ao Recife nesta quinta-feira (30/7) para participar de cerimônia para outorgar a nova etapa do Centro Especializado em Reabilitação (CER) Menina dos Olhos, da Fundação Altino Ventura (FAV). Recentemente habilitada pelo Ministério da Saúde para atuar nas áreas física e auditiva, a unidade, que já tratava de pacientes com deficiências intelectual e visual, passou oficialmente a beneficiar mensalmente cerca de três mil pacientes com múltiplas deficiências por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A solenidade com Arthur Chioro será no CER, no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife, a partir das 15h.

"Agora, o CER possibilitará ao paciente e ao seu cuidador e familiares a oportunidade de um acesso ao tratamento interdisciplinar com equipe multiprofissional em um mesmo local, onde o paciente é analisado de forma global, além de ser feito um planejamento das terapias de reabilitação necessárias para promover a melhor inclusão social desse paciente”, destaca a presidente da FAV, Liana Ventura.

A fundação inaugurou o CER Menina dos Olhos em 2005. Pioneiro, o serviço foi criado para prestar atendimento multiprofissional, de referência em baixa visão e múltipla deficiência, atuando também como centro de capacitação de oftalmologistas e terapeutas de diversas universidades do Norte e Nordeste do País.

Em 2013, o serviço foi habilitado pelo Ministério da Saúde como CER II, mas funcionava em imóveis alugados. Em parceria com o governo Alemão (Ministério do Desenvolvimento) e as instituições também alemãs Christian Blind Mission (CBM), Lions (MD 111) e a Fundação da rede de televisão RTL, a FAV construiu e sede própria do Centro, em março de 2014.

Principais ações do centro

Entre diversas atividades, o centro coordena o Programa de Baixa Visão: uma iniciativa internacional que capacita e monitora 11 serviços de reabilitação em baixa visão de 11 Estados do Norte e Nordeste do Brasil.

Neste ano, o CER passou a desenvolver o Projeto Sight First com o Lions Internacional e o Lions do Brasil distrito LA-3, sendo responsável pela coordenação técnico-científica do Programa de Baixa Visão e Cegueira em três estados: Pernambuco, Alagoas e Sergipe. O projeto tem como objetivo capacitar oftalmologistas e a equipe multidisciplinar para atender, reabilitar e habilitar pacientes com baixa visão e cegueira seguindo os critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Serviço

As pessoas que desejam se beneficiar das atividades oferecidas pelo CER devem ser encaminhadas pela Secretaria de Saúde do Estado, mas há a possibilidade de procurar diretamente a unidade para marcar as consultas. O CER da Fundação Altino Ventura fica na Avenida Maurício de Nassau, 2075, Iputinga, Recife. Fone: 3302-4343.