Cuidado com a saúde dos olhos deve ser redobrado durante o Carnaval

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 28/01/2016 às 15:22
olhos-claros-235 FOTO:

Imagem de pessoa com olhos claros (Foto: Divulgação) Época é bastante propícia para disseminação de algumas doenças nos olhos, como a conjuntivite (Foto: Divulgação)

Para garantir que tudo seja só festa nos dias de Carnaval, é preciso ter alguns cuidados básicos com a saúde, inclusive com a dos olhos. Os especialistas alertam que além das irritações causadas pelo uso da maquiagem misturada ao suor (glitter, purpurina, cílios postiços e espuma de carnaval também estão incluídos na lista), a época é bastante propícia para disseminação de algumas doenças, como a conjuntivite.

Leia também:

» Cuidado com a doença do beijo no Carnaval

» Nutricionista dá dicas para quem deseja manter a energia no Carnaval

» Conheça as complicações do glitter usado na maquiagem de Carnaval

» Adote cuidados para evitar a desidratação no Carnaval

"Tem que ter cuidado na limpeza das mãos, evitar conglomerados com pouca circulação de ar, evitar contato com líquidos contaminados nos olhos, como as pistolas de água. Também se deve evitar compartilhar objetos de uso pessoal, a exemplo de maquiagem, travesseiros e toalhas", explica a oftalmologista Laura Santos, do Hospital de Olhos de Pernambuco (Hope). As afecções mais frequentes nos períodos de festas são as conjuntivites infecciosas (virais e/ou bacterianas), conjuntivites químicas (por espuminhas de sabão), além dos traumas oculares.

Na hora de colocar os adereços próximos aos olhos, como glitter e pedrinhas, o cuidado deve ser redobrado. "Esses produtos podem levar a conjuntivite química, quadros alérgicos, ou caírem dentro dos olhos causando sensação de corpo estranho no olho. Em casos de trauma químico é recomendado lavagem imediata com soro fisiológico 0,9% (preferencialmente) ou, na falta do soro, água mineral corrente e procurar uma urgência oftalmológica para diagnóstico e inicio do tratamento", explica.

Traumas contusos e perfurantes necessitam de atendimento médico oftalmológico imediato. E em hipótese alguma o paciente deve recorrer à automedicação. "Ao inicio dos sintomas o recomendado é procurar uma urgência oftalmológica para diagnóstico e inicio do tratamento", finaliza a médica.