Reiki, ioga e outras práticas integrativas serão oferecidas no Córrego do Jenipapo

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 18/09/2015 às 12:55
reiki-destaque FOTO:

O reiki usa as mãos para emitir energia positiva (Foto: Divulgação) O reiki usa as mãos para emitir energia positiva (Foto: Divulgação)

De segunda (21/9) até a sexta-feira (25/9), moradores do Córrego do Jenipapo, na Zona Norte do Recife, podem participar de atividades de práticas integrativas, que inclui massoterapia, fototerapia, reiki, ioga e auriculoterapia (técnica que considera os nervos da orelha conectados com todas as partes do corpo). Também haverá contação de histórias e palhaçoterapia.

Leia também:

>> Reiki passa a ser oferecido pela rede de saúde do Recife

>> Ioga ajuda a promover o bem-estar na gestação

O evento será realizado na Upinha Hélio Mendonça, a partir das 8h. À tarde, as atividades começam às 14h. A demanda é espontânea - ou seja, não é necessário encaminhamento de unidades de saúde.

O médico Arão Dias, residente em medicina da família na Secretaria de Saúde do Recife, frisa que as práticas integrativas se tornam necessárias porque é essencial cuidar do paciente de maneira integral, focando em todas as suas características, não apenas na doença.

“Se formos ver as formas de cuidado se limitando ao tratamento por remédio, nem sempre temos o resultado esperado porque precisamos entender a pessoa como um todo. Essas práticas integrativas não veem a doença de maneira isolada, mas surgem buscando um equilíbrio para a pessoa em todas as áreas”, explica Arão.

Com a publicação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), a homeopatia, as plantas medicinais e fitoterápicas, a medicina tradicional chinesa/acupuntura, a medicina antroposófica e o termalismo social-crenoterapia foram institucionalizados no Sistema Único de Saúde (SUS).

Serviço

Upinha Hélio Mendonça - Avenida da Recuperação, nº 6426, Córrego do Jenipapo (Em frente ao Terminal da Macaxeira)