Reiki passa a ser oferecido pela rede de saúde do Recife

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 18/08/2015 às 7:00
reiki-destaque FOTO:

O reiki usa as mãos para emitir energia positiva (Foto: Divulgação) O reiki usa as mãos para emitir energia positiva (Foto: Divulgação)

Olha que boa notícia: quem usa o Sistema Único de Saúde (SUS) passa a contar com o reiki como terapia complementar a tratamentos médicos. O serviço está disponível todas as segundas-feiras, a partir das 17h, no Centro Integrado de Saúde, que fica na Rua Lindolfo Collor, no bairro do Engenho do Meio, Zona Oeste do Recife. A demanda pode ser espontânea ou com indicação médica.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o reiki uma terapia complementar que transmite energia pelas mãos. De acordo com a enfermeira obstétrica e mestre em reiki, Rogélia Herculano, a prática integrativa pode ser inserida em diversas esferas do cuidado à saúde. “O reiki pode complementar qualquer tipo de tratamento médico, além de ajudar em processos de cura e acelerar a recuperação em estados pós-operatórios. É uma técnica que aprofunda o autoconhecimento, amplia a criatividade e a confiança, como também auxilia no processo de cura de desequilíbrios físicos e emocionais”, afirma Rogélia.

O Núcleo de Apoio às Práticas Integrativas (Napi) oferece diversos serviços em duas unidades, como a Unidade de Cuidados Integrais à Saúde Guilherme Abath, no bairro da Encruzilhada, Zona Norte do Recife, e o Centro Integrado de Saúde. “As práticas integrativas são um forma de cuidado mais humanizado que consta no SUS; é um direito que a população tem. A aderência aos serviços é muito grande porque é um tratamento prazeroso e que cativa as pessoas”, diz o profissional do Napi, Nícolas Araújo.