Chuvas fortes ameaçam primeiro jogo da final na Ilha do Retiro entre Sport x Náutico

Imagem do autor
Cadastrado por

LOURENÇO GADÊLHA

Publicado em 13/05/2021 às 13:22
X

A final do Campeonato Pernambucano entre Sport e Náutico, marcada para o próximo domingo (16), às 16h, na Ilha do Retiro, corre o risco de mudar de local por causa das fortes chuvas que assolam o Grande Recife. Um verdadeiro caos se instalou na capital pernambucana nesta quinta-feira (13) devido às chuvas torrenciais que caem desde a madrugada, provocando deslizamento de barreiras, queda de árvores, transbordamento em canais e muito alagamento nas ruas. Com isso, existe a possibilidade do jogo ser transferido para a Arena de Pernambuco, já que o gramado da Ilha ficou alagado após as fortes chuvas. De acordo com a Federação Pernambucana de Futebol (FPF), a decisão em mudar o local do jogo deve ser decidida até esta sexta-feira.

"O clube pode optar por mudar o local do jogo até às 12h da sexta-feira (14). A FPF, por sua vez, é quem pode administrativamente cancelar ou interditar em até quatro horas antes do jogo. Porém, como os clubes decidiram que querem escolher o mando de campo, a federação não vai se envolver. Eles não delegaram para a FPF esse assunto de mando de campo. Então os clubes tem até às 12h da sexta-feira para decidir. Se isso não acontecer, o jogo fica mantido no local (Ilha do Retiro) e o árbitro é que pode cancelar. Aí não teria jogo, porque teria que ser adiado", explicou o presidente da FPF, Evandro Carvalho.

Ao todo, de acordo com a Prefeitura do Recife, choveu nas últimas 12 horas o equivalente a 36% de todo o mês de maio. Por sua vez, a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) emitiu um alerta intensificando o aviso meteorológico que já foi divulgado para esta quinta-feira, indicando uma previsão de continuidade de chuvas de intensidade forte, com potencial de ultrapassar os 150 milímetros. O informe engloba a Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e Fernando de Noronha, podendo ainda se estender também para o Agreste de Pernambuco. A tendência, portanto, é que o temporal continue durante a tarde e se estenda até a madrugada de sexta-feira.

LEIA MAIS:

> Duelos entre Náutico e Sport no Pernambucano podem sofrer alteração até 24 horas antes de a bola rolar

Diretor do Sport evita avaliar arbitragem da final do Estadual e ressalta foco em “conquistar mais um título”

“Responsável direto por não termos conquistado o bicampeonato em 2019”, diz vice do Náutico sobre árbitro da final

Veja quem apita final entre Sport x Náutico e quem será o árbitro de vídeo

Com isso, surge a possibilidade do jogo na Ilha do Retiro sofrer alteração de local. É válido lembrar que este fato aconteceu na semifinal entre Sport x Salgueiro, vencida pelo Leão por 1x0 na Arena de Pernambuco. Na ocasião, o clube rubro-negro em conjunto com a FPF e o Carcará, decidiram mandar o jogo para São Lourenço da Mata devido às chuvas no último final de semana, que prejudicaram o gramado da Ilha do Retiro. Agora, com uma quantidade bem mais elevada de águas, que causou transtornos no Recife, a tendência é que o campo não suporte o volume de água e não tenha tempo hábil para estar em condições ideais no próximo domingo.

Também envolvido na final, o Náutico terá o mando de campo apenas no jogo de volta, já que foi o líder da primeira fase e ganhou o direito de decidir o Campeonato Pernambucano em casa. No entanto, assim como o Sport, o Timbu também levou a semifinal contra o Santa Cruz para a Arena de Pernambuco justamente por causa das chuvas. Naquele momento, o presidente alvirrubro alegou precaução com o gramado dos Aflitos, que passou por reparos nas últimas semanas. E por falar na casa alvirrubra, o estádio também foi bastante afetado pelas chuvas desta quinta-feira.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor