Lanternas, Sport e Santa Cruz têm mais uma chance de iniciar recuperação na Copa do Nordeste

Imagem do autor
Cadastrado por

LOURENÇO GADÊLHA

Publicado em 22/03/2021 às 11:21
X

O desempenho de Sport e Santa Cruz neste início de temporada não tem sido dos mais felizes para os torcedores, especialmente na Copa do Nordeste, onde as duas equipes são lanternas em seus respectivos grupos. Com metade da primeira fase já realizada, o Leão e a Cobra Coral ainda não sabem o que é vencer na competição. Apesar do desempenho pífio até aqui, os dois têm mais uma oportunidade de iniciar uma recuperação no Nordestão. Para isso, o rubro-negro encara o Confiança nesta terça-feira (23), na Ilha do Retiro, enquanto o tricolor visita o Fortaleza, no Castelão. Uma vitória, portanto, é fundamental nas pretensões de ambos, já que o torneio regional está indo para 5ª rodada e o tempo para buscar uma reação está ficando cada vez menor.

O Leão iniciou a caminhada na Copa do Nordeste sem poder contar com seus principais jogadores e reforços devido a uma punição da FIFA que o impediu de inscrever os atletas. No entanto, quando se livrou da sanção, e pôde escalar peças importantes no Campeonato Brasileiro passado como Iago Maidana, Júnior Tavares, Betinho e Dalberto, além dos recém-contratados Toró e Neilton, o Sport foi mais uma vez derrotado, e com goleada por 4x0 para o Bahia, em Pituaçu. Antes, empatou com Sampaio Corrêa e 4 de Julho em casa, e perdeu para o CRB em Alagoas. Com isso, o time do técnico Jair Ventura soma apenas dois pontos dos 12 que já foram disputados.

LEIA MAIS:

> Em casa, Santa Cruz não consegue desencantar e perde por 2×1 para o CSA pela Copa do Nordeste

Sport é goleado pelo Bahia e se complica na fase de grupos da Copa do Nordeste

> Veja na íntegra mais um Arena TV Jornal, com Aroldo Costa e Anne Barreto

Com a volta de atletas importantes junto aos novos reforços, a tendência é que o Sport possa mostrar uma evolução dentro de campo, que precisa vir de forma urgente devido às necessidades de somar pontos para avançar de fase na Copa do Nordeste. Além disso, um triunfo será importante também para dar confiança e uma ingestão de ânimo, tendo em vista que o Leão soma sete jogos sem vencer contando os jogos do Campeonato Pernambucano, Copa do Brasil e do torneio regional. O último triunfo foi há quase um mês, no dia 24 de fevereiro, quando um time recheado de garotos bateu o Vera Cruz por 3x1 na Arena de Pernambuco, na estreia do Estadual. De lá para cá, colecionou tropeços, inclusive com eliminação para a Juazeirense na Copa do Brasil.

Por isso, um resultado negativo diante do time sergipano nesta terça-feira pode colocar ainda mais pressão no técnico Jair Ventura e nos jogadores rubro-negros. Atualmente, a diferença do Sport para a zona de classificação é de cinco pontos. Para buscar a primeira vitória no Nordestão e assim encurtar a distância para os adversários, Ventura deve promover mudanças na equipe que foi goleada pelo Bahia, em Salvador. Patric se recuperou de lesão no joelho e deve ir para o jogo, assim como Thiago Neves, que deve fazer sua estreia na temporada. Neilton e Toró que foram acionados no último sábado, também podem ganhar uma chance no time titular.

Fique por dentro da Copa do Nordeste

A situação está ainda mais delicada nas Repúblicas Independentes do Arruda. Isso porque após quatro jogos disputados, o Santa Cruz ainda não somou nenhum ponto e tem a pior campanha entre os 16 participantes da Copa do Nordeste. Foi derrotado para Vitória e Salgueiro longe de casa, e para ABC e CSA nos próprios domínios. O time comandado pelo técnico João Brigatti tem apenas um gol marcado e seis sofridos. Já são seis jogos sem vitória, contando Campeonato Pernambucano e o Nordestão. Assim como o Sport, a última vitória do tricolor foi há quase um mês, no dia 24 de fevereiro, quando venceu o Vitória das Tabocas por 2x0 no Arruda, na estreia do Estadual.

Após o revés por 2x0 para os alagoanos no último sábado, o comandante lamentou o pouco tempo para treinar o time. Entretanto não há tempo hábil para lamentação, já que a Cobra Coral volta a campo nesta terça-feira, diante do Fortaleza, em missão duríssima no Castelão. Uma derrota no Ceará pode praticamente minar as chances de classificação do tricolor para a próxima fase, já que a distância de cinco pontos para o G-4 pode aumentar ainda mais, a depender dos resultados dos outros adversários. Para o confronto contra o Tricolor do Pici, Brigatti ainda não sabe se vai poder contar com o capitão Danny Morais. Por outro lado, Leonan segue como desfalque na lateral esquerda, enquanto Elicarlos e Martin Rodríguez ainda se recuperam da infecção pelo novo coronavírus.

A situação delicada de Sport e Santa Cruz chama ainda mais atenção porque caso os dois pernambucanos sejam derrotados nesta rodada, podem fazer um Clássico das Multidões no próximo sábado (27) apenas para cumprir tabela. Ou seja, 'vencer' é uma palavra de ordem para o Leão e a Cobra Coral nesta terça.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor