Sport foi o único time da Série A eliminado na primeira fase da Copa do Brasil

Imagem do autor
Cadastrado por

Lucas Holanda

Publicado em 19/03/2021 às 9:28
X

O Sport foi o único time da Série A eliminado na primeira fase da Copa do Brasil. Dos nove times da elite do futebol brasileiro que já jogaram na competição nacional, apenas o Rubro-Negro caiu de forma tão precoce, o que aumenta o vexame por parte do Leão. Assim como todos os clubes de Série A, o Sport também poderia se classificar com um empate. No entanto, foi derrotado por 3x2 para a Juazeirense e deu adeus a Copa do Brasil mais uma vez na primeira fase - algo que já se repete há três anos consecutivos.

O jogo entre Juazeirense x Sport, aliás, rendeu muitos capítulos. Isso porque houve uma queda de energia aos 50 minutos do segundo tempo, quando já estava 3x2 para os baianos. Segundo o juiz, o confronto ficou parado por uma hora: 20 minutos por causa do primeiro problema elétrico, 30 minutos após ouvir do capitão do Leão, Patric, de que o Sport só terminaria o embate após a volta completa da iluminação, e mais 10 minutos para aguardar uma possível solução.

Antes da queda de energia, aliás, uma série de acontecimentos já tinham paralisado o confronto. Foram eles: o funcionamento do sistema de irrigação em dois momentos, “sumiço” dos gandulas, ausência de bolas e entrada rápida de uma ambulância para atender o jogador baiano, que supostamente teria desmaiado em campo. Após mais de uma hora com o jogo parado por conta da queda de energia, o árbitro catarinense Ramon Abatti Abel decidiu retomar a partida – sem melhora no cenário da iluminação.

A partir daí, o Sport se recusou a voltar a campo, alegando que as condições do jogo estavam iguais ao momento em que o árbitro parou o jogo. Na súmula da partida, o juiz colocou que encerrou o jogo porque o Rubro-Negro não quis reiniciar o confronto. O time pernambucano levou o caso ao STJD, mas o árbitro da partida indeferiu o pedido e confirmou a eliminação do Leão, confiando na súmula em que apontava o Sport como time que abandonou o duelo.

LEIA MAIS

Sport aguarda regularizações para ter time mais forte contra o Bahia na Copa do Nordeste

Versátil, pernambucano Toró afirma que “pode estrear o mais rápido possível” pelo Sport

Por conta de uma punição da Fifa e outra na CNRD, que proibia o registro de renovados e também de contratados, o Sport atuou diante da Juazeirense com vários desfalques. O lateral-esquerdo Júnior Tavares, o volante Betinho e o atacante Dalberto, que terminaram a Série A no time titular, começariam a partida mas não puderam jogar porque os registros de suas respectivas renovações não puderam ser feitos. Já o zagueiro Iago Maidana ficaria fora de qualquer forma, pois renovou seu contrato com o Sport às vésperas do jogo.

O meia Thiago Neves estava regularizado para o confronto, mas testou positivo para a covid-19 e não teve como jogar. O outro que terminou a Série A como titular e não jogou contra a Juazeirense foi o atacante Marquinhos. Ele até renovou contrato com o Rubro-Negro, mas está lesionado. Sobre a dívida com a FIFA e CNRD, o Sport já quitou e está podendo inscrever jogadores - renovados ou contratados. No entanto, até a publicação desta matéria, os registros dos pendentes ainda não tinham sido feitos.

Além do prejuízo técnico, o Sport também sofreu um dano financeiro. Isso porque o clube leonino embolsaria R$ 1,07 milhão caso conseguisse a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil. No entanto, não teve êxito nessa missão e recebeu apenas os 990 mil por participar da competição nacional. Se o Leão tivesse passado de fase, enfrentaria o Volta Redonda, no Rio de Janeiro, em jogo único na Ilha do Retiro, o que seria, na teoria, mais um confronto acessível para o Sport.

Sete times da Série A avançaram para a próxima fase da Copa do Brasil com vitória. Apenas o Cuiabá, que empatou em 0x0 com o Sergipe, passou por conta do critério que favorece aos times de melhor posição no ranking, onde o empate classifica eles.

VEJA OS CONFRONTOS DOS TIMES DA SÉRIE A NA PRIMEIRA FASE DA COPA DO BRASIL

Campinense 1x7 Bahia

Juazeirense 3x2 Sport

Sergipe 0x0 Cuiabá

Murici 0x3 Juventude

Galvez 1x3 Atlético Goianiense

Caxias 0x1 Fortaleza

Salgueiro 0x3 Corinthians

Treze 0x1 América Mineiro

Mirassol 2x3 Red Bull Bragantino

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor