Santa Cruz e Sport chegam pressionados para o primeiro Clássico das Multidões de 2021

Imagem do autor
Cadastrado por

Lucas Holanda

Publicado em 12/03/2021 às 10:13
X

O próximo domingo é dia (14) do primeiro Clássico das Multidões de 2021. No Arruda, o Santa Cruz recebe o Sport em duelo válido pela terceira rodada do Campeonato Pernambucano. E os times chegam em momentos ruins para o jogo. Pelo lado do Tricolor, o clube tem apenas uma vitória em cinco jogos na temporada, fazendo a equipe ser lanterna do seu grupo na Copa do Nordeste. Já o Sport também é o último colocado da sua chave no Nordestão, além de ter sido eliminado de forma vexatória na primeira fase da Copa do Brasil para a Juazeirense, na última quarta-feira.

Diante deste cenário, é um clássico com as equipes em 'erupção' e querendo a vitória a todo custo. A tendência, aliás, é de que os times entrem em campo com força máxima para o jogo do domingo. No Campeonato Pernambucano, o Santa Cruz conquistou um triunfo diante do Vitória das Tabocas e um empate contra o Central, totalizando quatro pontos. Já o Sport venceu o Vera Cruz e perdeu em casa para o Salgueiro, o que resulta em três pontos.

LEIA MAIS

Hernane negocia saída e não permanece no Sport em 2021

Mesmo em crise, Salgueiro já venceu Sport e Santa Cruz

Bazílio Amaral credita má fase do Santa Cruz à falta de tempo para treinar

SANTA CRUZ

Em cinco jogos disputados na temporada até o momento, o Santa Cruz só venceu um, que foi justamente a estreia diante do Vitória das Tabocas. Nos outros quatro confrontos, a Cobra Coral foi derrotada em três oportunidades: Vitória-BA, ABC e Salgueiro, além de um empate diante do Central. Com esse desempenho, o Tricolor registra um aproveitamento de 26,67%, o que significa o segundo pior início de temporada dos últimos 36 anos, ficando abaixo apenas de 2018, quando o Santa Cruz registrou 20% no mesmo número de jogos. Esses números foram retirados do perfil @SantaStats no Twitter, que fez o levantamento e apresentou os aproveitamentos do Santa Cruz nos cinco primeiros jogos desde 1986.

Além desse segundo pior aproveitamento nos últimos 36 anos, o Santa Cruz tem o seu pior início na história da Copa do Nordeste. Nos três jogos iniciais, o Tricolor nunca tinha passado zerado antes de 2021. Para se ter ideia de como a campanha é ruim, a Cobra Coral já igualou o mesmo número de derrotas que teve na edição de 2020, onde foi eliminado nas quartas de final, nos pênaltis. No ano passado, o Santa Cruz perdeu para CRB, Fortaleza e Sport. Já em 2021 perdeu para Vitória, ABC e Salgueiro.

Além dos resultados ruins, o desempenho do Santa Cruz também está bem abaixo. A defesa, que atuou com três zagueiros em todos jogos, apesar de Célio Santos atuar como lateral-esquerdo em alguns recortes das partidas, vem sendo alvo de críticas pois não vem passando estabilidade. Já o setor de meio-campo, destaque na Série C com Paulinho, Didira e Chiquinho, vem em má fase com essas peças e não consegue ter poderio ofensivo. Na frente, o atacante Pipico vive um péssimo momento, enquanto o prata da casa Léo Gaúcho vem buscando se firmar como titular.

SPORT

O Sport errou no planejamento e pagou uma conta cara na Copa do Brasil, sendo eliminado de forma vexatória para a Juazeirense, novamente na primeira fase da competição. Proibido de inscrever novos contratados, como os atacantes Toró e Maxwell, e ainda sem registrar as renovações de alguns titulares, vide Júnior Tavares, Betinho e Dalberto, o Rubro-Negro vive um momento de completa instabilidade, sem ainda ter um time titular definido, o que resultou no que aconteceu diante da Juazeirense.

Parte da torcida do Sport sinalizava positivamente para a ideia do clube jogar o Estadual com um time repleto de garotos da base. Isso até aconteceu na primeira rodada, mas no jogo seguinte, diante do Salgueiro, o Leão botou a campo o que teoricamente seria a sua força máxima, fazendo com que mandasse a campo esse time de jovens na Copa do Nordeste, diante do CRB. A justificativa era de preservar a equipe principal para o jogo pela Copa do Brasil. No entanto, o resultado foi esse: derrota para o Salgueiro, CRB e Juazeirense, o que resultou nessa crise onde o Sport está inserido. Desta forma, a tendência é de que o time vá ao Arruda com o que tem de melhor.

Na atual temporada, o Sport disputou cinco jogos. Venceu apenas um: diante do Vera Cruz, na primeira rodada do Estadual. Empatou com o Sampaio Corrêa na estreia do Nordestão, e perdeu os outros três duelos da temporada: Salgueiro, CRB e Juazeirense. Com mudanças nas escalações e até mesmo em quem comandou o time à beira do campo nos últimos cinco jogos, o Sport apresentou diversas faces, com o desempenho ruim sendo predominante na maioria dos recortes das partidas.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor