Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Em jogo marcado por protestos contra o racismo, PSG aplica goleada no Istanbul com três gols de Neymar

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 09/12/2020 às 17:29
Foto: Reprodução/Twitter PSG
Foto: Reprodução/Twitter PSG

Após a suspensão da partida nessa terça-feira devido ao episódio de ofensas racista proferido pelo quarto árbitro a um membro da comissão técnica do time turco, o Paris Saint-Germain não tomou conhecimento do Istanbul Basaksehir e venceu a partida por 5 a 1 no Parque dos Princípes, pela última rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Em campo, Neymar deu mais um show, marcando três gols - sendo um deles uma pintura. Mbappé marcou os outros dois e alcançou marca histórica na carreira. O duelo ficou marcado pelas mensagens e manifestações contra o racismo.

Antes da partida iniciar, os jogadores de ambos clubes e os árbitros vestiram uma camisa com uma mensagem antirracista da UEFA, que dizia "Não ao racismo" e tinha também os escudos das duas equipes. O traje foi utilizado durante o aquecimento antes da retomada do confronto. Faixas e bandeirões nas arquibancadas do Parque dos Príncipes também diziam a mesma frase utilizada nas camisas. Além disso, os jogadores e os árbitros também se reuniram no círculo central, antes do pontapé inicial, ainda com suas camisas, em vez de se enfileirarem em campo. No ato, todos se ajoelharam e ergueram o punho, como um símbolo Black Panther Party de combate ao racismo.

LEIA MAIS:

>> Nova partida entre PSG-Basaksehir terá mensagem contra o racismo

>> Interrupção do duelo entre PSG x Basaksehir por ato de racismo pode significar uma nova realidade no futebol

>> Uefa anula vermelho de Webó e anuncia investigação do ataque racista

>> Mundo do esporte aplaude interrupção de PSG x Basaksehir

>> Ato de racismo no jogo entre PSG x Basaksehir repercute nos jornais pelo mundo; Veja algumas capas

O confronto foi interrompido nessa terça-feira após o 4º árbitro ter   supostamente usado o termo ‘negro’ para se referir ao auxiliar técnico da equipe turca, Pierre Achille Webó. Depois de vários minutos de conversas tensas no gramado, os jogadores de ambas equipes deixaram o campo, um ato sem precedentes de enorme repercussão. A paralisação da partida aconteceu 

JOGO

Neymar, que na véspera comandou ao lado do companheiro de equipe Mbappé e do atacante Demba Ba, do Basaksehir, a retirada dos jogadores de campo em sinal de desaprovação pela conduta do quarto árbitro, foi o protagonista da partida desta quarta, reiniciada aos 14 minutos, momento em que foi paralisada no dia anterior. O craque brasileiro marcou três gols na vitória sobre o Istanbul, sendo o primeiro deles um golaço com direito a caneta no defensor e finalização com capricho no ângulo do goleiro, que nada pôde fazer. O hat-trick foi o terceiro do brasileiro em jogos da Champions. Somente Cristiano Ronaldo e Messi, com oito cada um, anotaram mais hat-tricks na história da maior competição de clubes do futebol mundial.

O brasileiro abriu o placar na capital francesa marcando um golaço. Aos 21, recebeu um passe de Verratti e, depois de dar um giro, colocou a bola entre as pernas do marcador para finalizar no ângulo superior do gol dos visitantes. Ele voltou a balançar as redes aos 38, após contra-ataque puxado pelo compatriota Rafinha Alcântara, que tocou para Mbappé, que passou logo para Neymar ampliar com um chute rasteiro.  Quatro minutos depois foi a vez de Mbappé fazer o dele, em cobrança de pênalti marcado após o lateral-esquerdo Bakker ser derrubado na área. O francês bateu no canto esquerdo e fez o 3 a 0 (42 minutos).

Já na segunda etapa, mal a bola tinha rolado e Neymar fez mais um, após jogada inciada por ele mesmo pelo lado esquerdo, na qual tabelou com o argentino Di María antes de bater colocado da entrada da área (50). Os vistantes diminuíram pouco depois, através do zagueiro Topal, aproveitando um escanteio (56). Para fechar o placar, Neymar puxou um contra-ataque, tocou para Di María, que rolou para Mpabbé finalizar com tranquilidade (62). Com os dois gols marcados, Mbappé se tornou, aos 21 anos, o jogador mais novo na história a alcançar a marca de 20 gols na Liga do Campeões.

Com este resultado, o PSG avança às oitavas da Liga dos Campeões como líder do Grupo H, com 12 pontos, a mesma pontuação do também classificado RB Leipzig, mas que ficou em segundo pelo saldo de gols. Em terceiro lugar, o inglês Manchester United (9 pontos) ganhou o direito de disputar as oitavas da Liga Europa, enquanto o lanterna Basaksehir se despede da competição continental com apenas 3 pontos conquistados em seis jogos.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias