Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Saiba o que pensam e as propostas dos candidatos à Prefeitura do Recife para a área de esportes

Davi Saboya
Davi Saboya
Publicado em 08/11/2020 às 6:03
Ginásio é um dos principais equipamentos para a prática esportiva de alto rendimento. Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Ginásio é um dos principais equipamentos para a prática esportiva de alto rendimento. Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Em época de eleição, as propostas para a área de esportes nem sempre estão entre os principais pontos abordados pelos candidatos. No entanto, a prática esportiva pode ser um auxílio importante em temas fundamentais da sociedade como saúde e educação. Além disso, assumir o papel importantíssimo do setor. Assim, o Blog do Torcedor resolveu questionar os possíveis sucessores do atual prefeito do Recife Geraldo Júlio (PSB) sobre os projetos e o que pensam sobre o assunto.

LEIA MAIS

> Kleina conta 8 pontos perdidos pelo Náutico por gols sofridos no fim

> De última hora, Sport deve perder quatro titulares para encarar Ceará

> Sem cinco titulares, Santa Cruz encara o vice-líder Vila Nova-GO de olho na classificação antecipada

O repórter Davi Saboya enviou as mesmas perguntas para todos os políticos que estão na disputa. Porém, Marco Aurélio (PRTB), Cláudia Ribeiro (PSTU) e Victor Assis (PCO), que teve a candidatura indeferida e aguarda recurso, não atenderam as solicitações dentro do prazo igualmente estabelecido.

VEJA OS PROJETOS DOS CANDIDATOS

Promessa de atenção especial para os esportes

JOÃO CAMPOS (PSB)

"Principalmente nas áreas periféricas da cidade, vamos construir campos de futebol society e outras estruturas esportivas de pequeno porte, como quadras de basquete 3x3 e de vôlei 2x2. Também poderemos fazer esse programa em parceria com a iniciativa privada. Some-se a isso uma série de outros projetos que vêm sendo construídos e pensados de forma a ampliar o alcance de ações na área esportiva, como a ampliação do Bolsa Atleta, que chega a beneficiar atletas e paratletas que ainda são estudantes da rede pública, e até a possibilidade de expansão do aplicativo Movimenta Recife, exercícios diários e semanais", disse.

MENDONÇA FILHO (DEM)

"Iremos valorizar espaços para formação de jovens atletas como o Parque do Caiara, o Geraldão, o CSU Bido Krause e os Compaz. Requalificar as quadras poliesportivas das escolas, inserindo-as no conceito de uso pleno para toda a comunidade nos finais de semana. Estimular parcerias com entes públicos e privados para implantar ou modernizar o mobiliário urbano destinado a prática esportiva, apoiar o esporte amador e master, através de parcerias com associações e federações, em agendas anuais de competições, atuando para Recife ser sede de competições nacionais e internacionais. E também estimular a participação feminina", destacou.

MARÍLIA ARRAES (PT)

"Vamos resgatar e desenvolver projeto de apoio ao Futebol de Várzea como patrimônio cultural comunitário e promover a requalificação dos campos. Implantar nos equipamentos públicos de lazer e esporte as Comissões de Usuários e Usuárias com representantes de cada grupo de prática esportiva e em geral. Apresentar à Câmara Municipal o Projeto de Lei do Sistema Municipal de Esporte e Lazer, que estabeleça e formalize os papéis e responsabilidades da gestão municipal e das entidades da sociedade. Criar o Projeto Esportes das Juventudes, incluindo as diversas tribos juvenis nas ações esportivas voltadas aos interesses e necessidades", contou.

DELEGADA PATRÍCIA (PODEMOS)

"Um projeto nosso para a área se chama Viadutos Esportivos. Primeiro, vamos fazer um trabalho de assistência social com as pessoas que hoje em dia moram nesses lugares. Dar assistência médica, moradia, para que se tenha dignidade ao desocupar esses espaços. Com esse olhar social, nossa proposta é qualificar essas áreas ociosas embaixo dos viadutos e transformá-las em equipamentos para a prática de esportes, como quadras poliesportivas. Transformar esses locais em espaço de lazer, convivência e saúde. Esses equipamentos vão atender toda a cidade e fomentar a prática de esportes, importante para a saúde e desenvolvimento", enfatizou.

OUTROS CANDIDATOS

Carlos (PSL)

"Apenas 27% das escolas têm quadras. Temos fazer com que seja 100%. Pensamos também em revitalizar as quadras e os campos das comunidades trazendo o setor privado como parceiro."

Charbel Moruon (Novo)

"Será prioritariamente tratada pela pasta de educação. Faremos parcerias com clubes esportivos para atender os alunos. Profissionalizaremos a gestão do Geraldão."

Alberto Feitosa (PSC)

"As escolas serão utilizadas também nos horários ociosos para a prática esportiva. Haverá requalificação dos campos de várzea, quadras e praças. Vamos integrar com as áreas de saúde."

Thiago Santos (UP)

"Ampliação do passe livre estudantil até o final de semana. Implementação dos Centros Educativos de Arte Comunitária. Descentralização de atividades e eventos de esporte e lazer."

O que pensam os candidatos sobre a área

JOÃO CAMPOS (PSB)

"A prática esportiva pode influenciar na vida de jovens e adolescentes, sendo um caminho profissional a ser trilhado, mas também pode atrair os estudantes para a escola, reduzindo a taxa de abandono escolar. Como tenho dito, onde tem uma escola, deve ter uma quadra poliesportiva. Para além disso, a prática do esporte é necessária para a saúde e prevenção de doenças. Então, de forma ampla, se exercitar através de uma atividade esportiva atende a diversos aspectos e contribui enormemente para a sociedade", disse. "Esporte, pela contribuição importante que tem para o público em geral, terá um olhar de atenção em nossa gestão. Temos o importante desafio de expandir a oferta de espaços para a prática esportiva no Recife, revitalizando espaços com a ocupação das pessoas", completou.

MENDONÇA FILHO (DEM)

"A prática esportiva, sobretudo nas comunidades com maior vulnerabilidade social, pode servir como importante elemento de combate a criminalidade e o flagelo das drogas. O poder público não pode se omitir, é preciso que a prefeitura entenda o seu papel e crie mecanismos para estimular as práticas esportivas e de lazer em nossa cidade. Infelizmente, não é isso que temos visto no Recife. Nossa cidade apresenta o maior percentual de adultos com excesso de peso do Nordeste e o segundo maior do país, atrás apenas de Manaus. Somos ainda a segunda capital do Brasil com menor percentual de adultos que praticam atividade física. A negligência do PSB com o tema pode ser observada pelos números e pelo estado de degradação e abandono de nossas praças, parques e da orla de Boa Viagem", comentou.

MARÍLIA ARRAES (PT)

"Para construir uma cidade moderna e inteligente e enfrentar as desigualdades sociais é estratégico resgatar as práticas corporais esportivas como instrumento de emancipação e formação humana. O esporte é capaz de mudar realidades, formar personalidades e educar as pessoas. Investir em esporte é investir em pessoas e esse é um dos objetivos da nossa gestão", afirmou Marília Arraes. "A área esportiva vem sofrendo bastante. Na atual gestão, as políticas públicas de esporte, que durante os governos do PT tinham a garantia do direito ao acesso amplo, foram substituídas por ações pontuais e de cunho elitista. As atividades nas comunidades foram enfraquecidas ou descontinuadas em detrimento de altos investimentos nas regiões centrais que priorizam os moradores dos bairros nobres", acrescentou.

DELEGADA PATRÍCIA (PODEMOS)

"A pratica esportiva ensina uma série de lições importantes desde a infância. Disciplina, trabalho em equipe, organização. Compromisso. São princípios que o esporte ensina e que sem dúvida nenhuma são levados para todos os aspectos da vida. Além de promover a saúde, o respeito com o próprio corpo. Nosso corpo é como a nossa casa, precisamos cuidar. Manter tudo funcionando. O esporte proporciona isso também", destacou Patrícia Domingos. "O poder público da cidade do Recife deve dar oportunidade e condições para a prática esportiva. Todos os projetos na área são de importância fundamental, porque lidam com uma série de fatores de relevância social enorme. Além das questões de educação e saúde, o esporte movimenta a economia, o turismo. Também faz parte da cultura do povo do Recife", reiterou.

OUTROS CANDIDATOS

Carlos (PSL)

"Pensamos em trazer de volta os campeonatos de bairros. É uma ação interessante e que deixou de ser feita. Além disso, incentivar os esportes para os deficientes físicos."

Charbel Moruon (Novo)

"Incentiva a competitividade, a produtividade, melhora a qualidade de vida e ainda pode se tornar uma fonte de renda e geração de empregos."

Alberto Feitosa (PSC)

"É importante na prevenção de doenças e melhora na qualidade de vida. Promove oportunidades de relacionamentos como também de trabalho."

Thiago Santos (UP)

"Podemos estabelecer uma cultura saudável entre os jovens. Através dos esportes podemos retirar os jovens das ruas e poderemos formar uma geração de atletas."

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias