publicidade
23/10/20
Pelé está com muita dificuldade para andar. Foto: FRANCK FIFE / AFP
Pelé está com muita dificuldade para andar. Foto: FRANCK FIFE / AFP

Saúde de Pelé passou por altos e baixos nos últimos anos

23 / out
Publicado por Marcos Leandro em Principal às 9:07

AFP

A saúde do ídolo brasileiro passou por altos e baixos nos últimos anos. Embora nos vídeos que publicou às vésperas de seu aniversário, ele apareça sorrindo, Pelé (que completa 80 anos nesta sexta) tem dificuldades para andar devido a problemas no quadril que, segundo informação dada por seu filho Edinho em fevereiro, havia gerado no eterno camisa 10 uma depressão que lhe tirava o ânimo para sair de casa.

Pelé posteriormente negou a informação revelada por seu filho, que garantiu ainda que o pai usava um andador para se locomover após uma operação no quadril realizada em 2012. Depois dessa intervenção cirúrgica, ele compareceu a alguns eventos públicos numa cadeira de rodas.

 

 

Além dos problemas de mobilidade, o Rei foi hospitalizado várias vezes nos últimos anos. A mais recente aconteceu em 2019, quando foi internado em Paris e transferido para São Paulo para retirar um cálculo renal.

LEIA MAIS

> Aos 80 anos, Pelé segue como maior referência no futebol mundial

> Pelé 80 anos: curiosidades que você (talvez) não sabia sobre o rei

> Casamento de Pelé com Assíria parou o Recife em 1994

> Veja a relação de todos os títulos de Pelé nos seus 21 anos de carreira

Cinco anos antes, esteve na UTI por causa de uma infecção urinária que o obrigou a fazer diálise no rim esquerdo, o único que lhe restou desde que na década de 1970 teve o direito removido devido a uma lesão quando ainda era jogador.

Pelé atribui os problemas a situações normais de uma pessoa de sua idade, que também passou 21 anos praticando um esporte altamente competitivo. “Tenho que agradecer a Deus pela saúde de chegar aqui, nessa idade, e lúcido, não muito inteligente, mas lúcido”, brincou Pelé em vídeo divulgado terça-feira. Veja, através do streaming DAZN, o que Mbappé falou sobre Pelé.

Algumas questões de saúde coincidiram com os problemas jurídicos de Edinho, um de seus sete filhos. O ex-goleiro do Santos foi preso após ser condenado por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, acusações que nega. Os 80 anos encontram Pelé, isso sim, sem um companheiro para assistir aos jogos. Seu irmão mais novo, Jair Arantes do Nascimento “Zoca”, que faleceu devido a um câncer em março passado.


FECHAR