Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Messi, o rosto e o peso do Barcelona

Marcos Leandro
Marcos Leandro
Publicado em 27/08/2020 às 12:20
Foto: Manu Fernandez/AFP
Foto: Manu Fernandez/AFP

AFP

Artilheiro insaciável, capitão com 33 títulos e vários recordes, seis vezes eleito o melhor do mundo, Lionel Messi jogou por mais de 20 anos em um e único time, o Barcelona, tornando-se quase grande demais para este clube, o qual agora pretende deixar.

Ícone do futebol mundial e grande nome do centro de treinamento do Barça, a 'Pulga', seu apelido, é um orgulho local e um símbolo planetário. O anúncio na terça-feira (25) da sua vontade de deixar o time em que viveu até agora toda sua vida profissional abalou os torcedores e a região da Catalunha, que imaginavam que Messi encerraria a carreira no estádio de Camp Nou.

“O casamento de Messi com o Barça tem dado muito a ambos, muitas alegrias aos torcedores”, reconheceu o diretor desportivo da equipe espanhola, Ramón Planes.  "É preciso respeitar muito o que Messi é e sua história", acrescentou.

Em 121 anos de existência do clube, talvez apenas Johan Cruyff, também eleito melhor do mundo, tenha reunido também essa aura global e raízes catalãs.  Mas antes de regressar ao Barcelona como um treinador de sucesso, o holandês também não encerrou sua carreira como jogador vestindo a camisa azul e grená de um clube que não tolera bem o envelhecimento das suas estrelas.

Aos 33 anos, Messi pode já não ter a energia que o fez vencer os zagueiros como se fossem cones em todos os campos da Espanha e da Europa.

 

Barcelona, com Messi, levou 8x2 do Bayern nas semifinais da Champions. Foto: Lluis GENE / AFP

Máquina de recordes

O pequeno atacante, porém, ainda é uma máquina de driblar, marcar e quebrar recordes. É de longe o maior artilheiro da história do Barça (634 gols em 731 jogos), o maior goleador da história do Campeonato Espanhol, quem mais fez gols em um ano (91 em 2012) e o jogador com mais títulos conquistados com o Barcelona, 33 no total, incluindo quatro Ligas dos Campeões (2006, 2009, 2011, 2015).

O argentino também levou para casa seis Bolas de Ouro (troféu dado aos melhores do mundo), mais do que Cristiano Ronaldo (5), Cruyff, Michel Platini ou Marco Van Basten (3).

LEIA MAIS

> Manchester City, PSG e Inter de Milão surgem como destinos de Messi

> Messi é apontado como reforço certo por torcedores de Náutico, Sport e Santa Cruz

> Barcelona fala pela primeira vez sobre Messi e manifesta interesse em continuar com argentino

> Messi já decidiu o novo clube: o Manchester City, de Pep Guardiola

Seu histórico é insuperável, individual e coletivamente. Só falta a consagração com um grande título pela seleção argentina: o campeão olímpico em 2008 esteve em campo nas derrotas nas finais da Copa do Mundo de 2014 e da Copa América em 2007, 2015 e 2016.

Depois de chegar ao Barcelona em 2000, vindo da cidade argentina de Rosário, estreou como profissional em 2004 e ao longo dos anos se transformou em ídolo.  O Barcelona, que se autodenomina “mais que um clube”, tropeçou no peso deste atacante transformado em “mais que um jogador”. Um mal que tem nome na Catalunha: "Messidependência".

"A 'Messidependência' não me dá muita urticária. Em qualquer equipe, o Messi influenciaria o estilo de jogo", ironizou Ernesto Valverde, então técnico do Barça, em 2018.

 

messi Messi é o maior artilheiro do Barcelona. Foto: AFP

 

Peso no vestiário

Devido à força das circunstâncias, este tranquilo jogador ganhou mais peso entre os companheiros de time, tornando-se capitão em 2018, e nos desejos do clube.  Em fevereiro, Messi pediu a Eric Abidal, na época diretor esportivo do Barça, que "assumisse suas decisões" e "desse nomes" depois que o francês responsabilizou os jogadores pela demissão de Valverde.

Esta foi uma polêmicas pública que não condiz com a imagem amena do pequeno argentino, conhecido pelo gosto pelas brincadeiras leves, pela sua timidez comovente e pelo seu sorriso infantil. Traços que lhe renderam muito menos destaque na mídia do que seu grande rival, Cristiano Ronaldo.

Quando o planeta do futebol descobriu Messi, emocionou-se com a sorte deste menino que, segundo a versão consagrada, tinha problemas de crescimento e deixou Rosário aos 13 anos para encontrar um clube em Barcelona que financiasse seu tratamento médico.

Esta imagem positiva não mudou, apesar de ter sido condenado a 21 meses de prisão (pena que não teve de cumprir) e a uma multa de 2,1 milhões de euros imposta pelo Supremo Tribunal espanhol em 2017 por fraude fiscal, poucas semanas antes do seu casamento com Antonella, amiga de infância e agora mãe de três filhos (Thiago, Mateo e Ciro).

Residente em Castelldefels, uma cidade nos arredores de Barcelona, Messi parecia ter encontrado um equilíbrio familiar e profissional na Catalunha. Mas a temporada desastrosa vivida com o Barça, encerrada com a humilhação na eliminação nas quartas de final da Liga dos Campeões com a derrota por 8x2 para o Bayern de Munique, parece ter empurrado o craque para a porta da rua.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias