Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

O VAR no olho do furação na reta final do Campeonato Espanhol

Fernando Castro
Fernando Castro
Publicado em 06/07/2020 às 14:30
Real Madrid caminha para cl FOTO: ANDER GILLENEA / AFP
Real Madrid caminha para cl FOTO: ANDER GILLENEA / AFP

AFP - A polêmica em relação ao assistente de vídeo (VAR) cresce na Espanha à medida que se aproximam o fim do campeonato e o título do Real Madrid, após o clube merengue somar sete vitórias em sete jogos desde a retomada do futebol no país.

O VAR teve papel crucial em algumas jogadas importantes nas últimas partidas, como no pisão de Dani García sobre Marcelo, no último domingo, um lance que valeu um pênalti e a vitória para o Real Madrid por 1 a 0 sobre o Athletic Bilbao.

Um lance semelhante na área oposta no mesmo jogo não foi interpretado como pênalti pelo VAR, o que ajudou a alimentar a polêmica sobre o assistente de vídeo, um sentimento que vem crescendo desde que o Real Madrid assumiu a liderança da tabela do Campeonato Espanhol após a retomada da competição em 11 de junho, abrindo quatro pontos de vantagem sobre o arquirrival Barcelona.

"Não vamos ganhar ou perder a LaLiga por causa dos árbitros. Quem não conseguir alcançar os objetivos precisar fazer uma autocrítica. Não podemos dar mérito aos árbitros pelo Real Madrid estar em primeiro", declarou o capitão merengue, o zagueiro Sergio Ramos, após a partida de domingo.

O Real Madrid está no meio da polêmica e é alvo de declarações duras, como do presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, no domingo.

LEIA MAIS

Juventus vai ao San Siro para clássico contra Milan

Atlético de Madrid não terá João Félix diante do Celta de Vigo

Real Madrid supera Bilbao e abre 7 pontos na liderança do Espanhol

'Pouco equitativo'

"Não estou gostando porque é a melhor liga do mundo, o VAR não está à altura do que imaginávamos, é pouco equitativo desde que passamos para a era pós-COVID, está repercutindo em alguns resultados, não está sendo bom para muitas equipes e parece sempre favorecer o mesmo time", declarou Bartomeu à emissora 'Moviestar+' após a vitória do Barcelona por 4 a 1 sobre o Villarreal.

"O Real Madrid não vai dar corda nem vai responder às acusações que chegam de Barcelona nas últimas semanas, que ganharam força após a partida de ontem em San Mamés", escreveu nesta segunda-feira o diário esportivo 'As'.

O técnico do Real, Zinedine Zidane, admitiu no domingo estar "cansado" das polêmicas, lamentando que "parece que ganhamos somente por causa dos árbitros, e não é assim".

Os questionamentos sobre o VAR e os supostos diferentes critérios aplicados se tornaram uma constante nas coletivas de imprensa das equipes, a quatro rodadas para o fim do campeonato.

Mas, apesar de críticas como do técnico do Barcelona, Quique Setién, que afirmou entender "cada vez menos" os critérios do VAR, o treinador do Atlético de Madrid, Diego Simeone, garantiu nesta segunda-feira que "o VAR é mais justo com todos".

Árbitros serenos

"É justo com quem é mais favorecido, porque se marcam vários pênaltis a seu favor é porque você fica muito tempo na área adversária. Falam muito do Real Madrid agora, é claro que marcam mais pênaltis a seu favor porque ataca mais", defendeu o argentino.

"Acredito que o VAR ainda precisa de alguns ajustes, mas expõe absolutamente tudo", completou.

Num Campeonato Espanhol acirrado, no qual o Real Madrid tem quatro pontos de vantagem sobre o Barcelona a quatro rodadas para o fim, tudo indica que cada jogada será analisada nos mínimos detalhes.

"O Comitê Técnico tem tudo muito claro e transmite uma absoluta tranquilidade, apesar de tudo que está sendo dito em relação às decisões dos árbitros nas últimas semanas", afirmou nesta segunda-feira o diário esportivo 'Marca'.

"Os árbitros falam de ciclos, e este é o pior, no qual tudo está em jogo", conclui o jornal.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias