Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Reta final com emoção: a matemática de Náutico e Santa Cruz na Série C

Davi Saboya
Davi Saboya
Publicado em 07/08/2019 às 8:38
Náutico recebe o Santa Cruz na última rodada da fase de grupos da Série C do Campeonato Brasileiro. Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Náutico recebe o Santa Cruz na última rodada da fase de grupos da Série C do Campeonato Brasileiro. Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Por Davi Saboya e Fernando Castro

Os últimos resultados do Grupo A da Série C do Brasileiro aproximaram os pernambucanos na classificação e deixaram seis equipes disputando as três vagas restantes no G-4, visto que o Sampaio Corrêa é o líder com 30 pontos e está garantido nas quartas de final. A distância do Náutico para o Santa Cruz caiu de seis para três pontos. Restam três partidas para cada time.

Com 24 pontos, os alvirrubros estão na vice-liderança, enquanto os corais estão na sétima colocação, com 21. O Tricolor do Arruda tem a mesma pontuação das duas primeiras equipes que estão fora do G-4: Imperatriz (5º) e Botafogo-PB (6º). O quarto lugar é o Ferroviário-CE, que tem 23. A outra equipe na briga é o Confiança, com 24. Com 16 pontos, o Globo-RN tem remotas chances, enquanto ABC e Treze não podem mais avançar ao mata-mata.

Apesar da proximidade na classificação, as contas estão mais favoráveis ao Timbu. De acordo com o site de estatísticas Chance de Gol, o time alvirrubro tem 76,4% de probabilidade para avançar de fase, chegando ao mata-mata que reúne os quatro melhores do Grupo A e os do Grupo B. Do outro lado, a Cobra Coral tem atualmente apenas 16,7% de chances para se classificar. Pesa contra o Santa Cruz o fato de ter duas vitórias a menos do que Ferroviário-CE, Confiança-SE e Náutico.

LEIA MAIS

Guilherme Queiroz segue fora e Milton Mendes não esboça Santa Cruz

Técnico do Náutico mantém confiança e mira decisão contra o Sampaio Corrêa

Santa Cruz tem semana menos turbulenta antes do Confiança

Técnico do Náutico não quer time “refém” da presença de Thiago

Gilmar Dal Pozzo lamenta derrota do Náutico

Guilherme Queiroz não treina e Misael inicia transição física no Santa Cruz

Das três partidas restantes, o Náutico joga em casa duas vezes, enquanto o Santa Cruz tem apenas um confronto dentro de seus domínios. Na última rodada, os dois times fazem o Clássico das Emoções nos Aflitos.

Atualmente, o ponto de corte para classificação às quartas de final é de 30 pontos. O Sampaio Corrêa é o único time já classificado matematicamente. Dessa maneira, para conseguir a classificação, o Náutico teria que conquistar duas vitórias, enquanto o Santa Cruz precisaria vencer todos os três jogos. Com os resultados da próxima rodada, no entanto, o ponto de corte tende a diminuir.

“Tínhamos uma gordurinha. Agora pela frente é uma uma decisão contra o Sampaio (Corrêa). Não podemos chegar em uma reta final e ficar tão abaixo, o campeonato não permite isso”, avaliou o técnico do Náutico, Gilmar Dal Pozzo. “O Náutico tem um excelente time e tivemos muito problemas com eles. Independente disso, acredito que o time deles vai chegar junto com a gente ou na última rodada ambos irão disputar uma vaga”, apostou o goleiro Anderson, do Santa Cruz.

Os comentaristas do Escrete de Ouro, da Rádio Jornal, enxergam o Santa Cruz uma situação mais difícil que o Náutico. “Claro que para o Santa é mais complicado, por não ter mais margem de erro. São três decisões”, pontuou Carlyle Paes Barreto. “Foi um tropeço de futebol, pode se levantar diante do Sampaio Corrêa e, ganhando, o Náutico terá a classificação encaminhada e ainda tem mais dois jogos”, ressaltou Ralph de Carvalho.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias