Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Presidente do sindicato confirma que está adiantando direito de arena para jogadores do Sport

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 20/11/2018 às 13:59
Foto: Marcos Belo/O Clube
Foto: Marcos Belo/O Clube

O presidente do Sindicato dos Atletas Profissionais de Pernambuco, Ramon Ramos, confirmou que os jogadores do Sport solicitaram à entidade a antecipação dos valores do direito de arena, valor que todos os jogadores têm direito por cada jogo disputado no Brasileirão. De acordo com ele, o equivalente aos jogos do primeiro turno foi pago na semana passada. O segundo está previsto para o dia 5 de dezembro, mas os rubro-negros solicitaram essa antecipação. O valor é de R$ 2.700 por jogo.

"Primeiro eles falaram sobre a falta de dinheiro, os salários atrasados. Depois solicitaram a antecipação, pois o primeiro turno foi pago na semana passada. Estamos antecipando o segundo turno para que eles continuem motivados para tirar o Sport do risco de rebaixamento", disse, em entrevista à Rádio Jornal.

Leia mais:

Com salários atrasados, jogadores do Sport vão ao Sindicato dos Atletas pedir adiantamento

Ele reiterou que em nenhum momento falou-se em greve e o Sindicato também não trabalha com essa possibilidade, pois não quer que o clube seja punido - inclusive com perda de pontos. Ramon também lembrou que, no Rio de Janeiro, a entidade que protege os direitos dos atletas chegou a emprestar dinheiro para os jogadores do Botafogo.

"Também é bom lembrar que nunca falaram sobre notificar o clube ou fazer greve. Também não é intenção do sindicato fazer com que o Sport seja punido e perca pontos."

O direito de arena é previsto na Lei 9.615/98 (Lei Pelé), que trata das normais gerais do desporto no Brasil:

Art. 42. Pertence às entidades de prática desportiva o direito de arena, consistente na prerrogativa exclusiva de negociar, autorizar ou proibir a captação, a fixação, a emissão, a transmissão, a retransmissão ou a reprodução de imagens, por qualquer meio ou processo, de espetáculo desportivo de que participem.

§ 1º Salvo convenção coletiva de trabalho em contrário, 5% (cinco por cento) da receita proveniente da exploração de direitos desportivos audiovisuais serão repassados aos sindicatos de atletas profissionais, e estes distribuirão, em partes iguais, aos atletas profissionais participantes do espetáculo, como parcela de natureza civil.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias