Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Hazard ultrapassa Neymar e Messi e se torna o maior driblador da Europa

Maria Lua Ribeiro
Maria Lua Ribeiro
Publicado em 26/02/2018 às 17:15
Foto: AFP
Foto: AFP

 O atacante do Chelsea Eden Hazard desbancou dois dos maiores jogadores do top 3 da atualidade no quesito "dribles". O belga foi considerado o maior driblador do futebol europeu da atualidade de acordo com um estudo publicado pelo CIES Observatory Football nesta segunda-feira (26). Na lista, outra curiosidade: Cristiano Ronaldo não está classificado entre os 100 maiores dribladores.

Dos cinco principais campeonatos nacionais da Europa, (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês e Italiano), Neymar é o jogador que mais procura drible, com uma média de 7,3 tentativas por jogo. Neste quesito, ele está acima do camisa 10 do Chelsea, que tenta 6,4 dribles por jogo. Já Messi ocupa o terceiro lugar na lista, com 5,5 dribles por jogo, à frente do francês Ndombélé, do Lyon, com 3,7 dribles por jogo.

Dos dez primeiros, o jogador que se sai melhor nas fintas é o compatriota de Hazard, Mousa Dembélé, com 88%. Porém, a média de tentativas de drible do atleta não ultrapassa três por partida.

LEIA MAIS:

Acompanhe o Futebol na Rede desta segunda-feira

Evandro Carvalho diz que CBF e FPF erraram em não comunicar novas regras

Confira os destaques do Programa Replay desta segunda-feira

Como é feito o cálculo

Para estar na lista, o jogador precisa ter o maior número médio de dribles dados a cada 90 minutos com a porcentagem de acerto. Dessa forma é possível levar em conta a quantidade e a qualidade de dribles. Neste aspecto, Hazard, Neymar e Lionel Messi são os destaques a nível mundial. Entre os três, o brasileiro leva a melhor no número de jogadas bem-sucedidas, mas Hazard é o que mais tenta as jogadas com 75%, enquanto o brasileiro e o argentino ficam com 62%.

Já no aproveitamento por drible dado, o destaque fica por conta dos meio-campistas centrais, como Mario Lemina e Julina Draxler. Muitos desses lances são feitos longe da área. Outra ressalva vai para as revelações do futebol francês. Dos 15 melhores classificados no índice do drible, nove são da nova geração francesa.

Confira os 20 maiores dribladores da Europa

Foto: Reprodução/CIES Football Observatory

Veja a lista dos 100 maiores dribladores da atualidade

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias