Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Conheça Telstar, a bola da Copa do Mundo de 2018

Maria Lua Ribeiro
Maria Lua Ribeiro
Publicado em 29/01/2018 às 14:23
Foto: AFP
Foto: AFP

A personagem principal da Copa do Mundo de 2018 se chama Telstar. A substituta da Jabulani e Brazuca foi testada pelos craques que vão estrelar juntamente a ela na maior competição do futebol mundial. Inspirada nas bolas utilizadas em 1970 no México e em 1974 na Alemanha, Telstar já foi avaliada por 600 jogadores, que a aprovaram.

Foto: AFP

Uma das características da pelota é que ela tem um design clássico, conforme publicação do Estadão Conteúdo. Mesmo remetendo a um visual antigo, a bola também possui novidades tecnológicas, como um chip introduzido em seu interior. Foram testados itens como absorção de água, deformação e comportamento após o chute. A Telstar pesa 428 gramas.

“O chip funciona como um código de barras. O importante é o leitor, o chip é apenas uma parte. Na Copa a Fifa consegue ter todos os dados reais da bola, como deslocamento, velocidade, posicionamento global... A decodificação será feita só para a Fifa com as bolas da Copa. Para o torcedor, a bola terá um chip passivo, para evitar o hackeamento da bola. Ele foi desenvolvido para que o consumidor possa interagir”, revelou Bruno Almeida, gerente sênior de relações públicas da adidas.

LEIA MAIS:

Ingressos solicitados para a Copa do Mundo ultrapassam 4 milhões

Adidas lança série de uniformes históricos para a Copa do Mundo

“O Brasil precisa de você na Copa do Mundo”, diz Pelé a Philippe Coutinho

Uma das testemunhas do desempenho da Telstar foi o goleiro Cássio, do Corinthians, que teve contato com ela na Florida Cup. Ele confirmou que a bola surpreende quem joga com ela. “Ela é muito bem feita e eu gostei bastante. É uma bola rápida, mas que não varia tanto como outras. Achei realmente muito boa. Outra coisa interessante é que ela não escorrega”, destacou o atleta.

Outro jogador que pode desfrutar antecipadamente as características da nova bola foi o atacante Luan, do Grêmio, que jogou com a Telstar 18 no Mundial de Clubes da Fifa. O torneio aconteceu em dezembro do ano passado. “Gostei muito da bola. Por ela não ser tão leve, isso pra nós atacantes é muito melhor. Achei também que o modelo ficou legal. Espero poder voltar a usá-la na Copa”, ressaltou Luan.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias