Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Em 2018, Nordeste terá maior representação na Série A na história dos pontos corridos

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 03/12/2017 às 22:24
Foto: Alexandre Gondim/ JC Imagem.
Foto: Alexandre Gondim/ JC Imagem.

O gol salvador de Túlio de Melo, que deu a vitória e a vaga na pré-Libertadores para a Chapecoense não ajudou apenas o Sport. O Vitória foi salvo nos minutos finais e a permanência dos baianos com os pernambucanos - o Bahia já havia confirmado presença - aumentou a 'cota' de nordestinos para quatro em 2018, já que o Ceará volta à Série depois de sete anos.

Essa será a a maior quantidade de times do Nordeste desde que o Brasileirão passou a ser disputado no formato de pontos corridos, em 2003. No entanto, o 'Brasileiro' do nome do campeonato fica mais fraco, porque a região Centro-Oeste perdeu seu único representante, o Atlético-GO e a região Norte não terá ninguém.

Leia mais:

Torcedores do Sport se dividem entre festa, provocação e pedidos de reformulação

[Vídeo] Executivo de futebol diz que o Sport já tem o perfil de treinador traçado

>  Daniel Paulista volta a ser auxiliar: “O Sport não tem treinador”

Túlio de Melo lembra ajuda do Sport à Chape: “Que bom que eles ficaram na primeira”

Sport: Aliviado, Magrão lembra contribuição com duas grandes defesas no primeiro tempo

André diz que o rótulo de herói é para todos que acreditaram no Sport

Confira como foi Sport 1×0 Corinthians nas lentes da JC Imagem

Diego Souza respira aliviado e deixa permanência no Sport em aberto

Confira o gol de André na voz de Aroldo Costa, da Rádio Jornal

Além de ficar com 20% dos participantes no ano seguinte, o ano de 2017 também rendeu outro feito para a região: com três representantes, nenhum foi rebaixado. Anteriormente, foram outras oito edições com um trio nordestino. Em todas elas ao menos um terminou a competição no Z4. Aliás, essa foi a quarta edição sem nordestino rebaixado. As outras aconteceram em 2005, 2008 e 2015.

Ainda assim, o Nordeste será a região menor representada - entre as que estarão na primeira divisão. O campeão disparado é o Sudeste, que continua com 11 representantes, pois perdeu um (Ponte Preta) e ganhou outro (América Mineiro). Isso representa 55% do Brasileiro 2018.

Em seguida vem a região sul, com cinco equipes (25% do total). Assim como o Sudeste, perdeu dois (Avaí e Coritiba), mas outros dois foram promovidos da Série B: Internacional e Paraná.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias