Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Santa Cruz faz 3x0 no Goiás e deixa a zona de rebaixamento

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 15/09/2017 às 21:07
Tricolor precisa de, ao menos, cinco vitórias. Foto: Diego Nigro/ JC Imagem.
Tricolor precisa de, ao menos, cinco vitórias. Foto: Diego Nigro/ JC Imagem.

Depois de oito jogos, chegou a vitória salvadora. Com gols dos 'Paulos', João e Bruno, o Santa Cruz fez 3x0 no Goiás pela 24ª rodada da Série B e saiu da zona de rebaixamento. Com 27 pontos, o Tricolor subiu para o 15º lugar. Do outro lado, a derrota valeu a queda dos goianos para o Z4.

EMULANDO EUTRÓPIO

O torcedor do Santa Cruz torcia o nariz - e vai torcer quando ver o que será escrito a seguir, mas precisa ser dito - para o técnico Vinícius Eutrópio, mas a organização defensiva do time era exatamente igual àquela adotada pelo primeiro treinador da temporada: linhas próximas e todos atrás da bola. Em diversos momentos, o jogador mais adiantado, Grafite, posicionava-se na metade do círculo central que ficava no campo tricolor.

Leia mais:

Bruno Paulo diz que jogadores do Santa Cruz não perderam a tranquilidade

Com bolo de rolo, Santa Cruz venderá produtos para arrecadar fundos para CT

Torcedores do Santa Cruz vão da empolgação às críticas após vitória

Ouça os três gols do Santa Cruz na voz de Aroldo Costa, da Rádio Jornal

Confira a vitória do Santa Cruz nas lentes da JC Imagem

GOL RELÂMPAGO

Mas no início do jogo quem ficou atrás foi o Goiás. Até aí tudo bem, é um direito que assiste a cada técnico. Mas jogada atrás pressupõe um preenchimento correto de todos os espaços, coisa que o time visitante não fez na primeira tentativa ofensiva do Santa. Tiago Costa pegou um rebote e lançou André Luís, que teve tempo de receber, dominar e ajeitar até colocar a bola na cabeça de João Paulo, que desviou para o canto esquerdo e fazer 1x0. Na comemoração, o jogador foi às lágrimas.

FUTEBOL COLETIVO

Se na hora de defender, o modelo foi Eutrópio, na hora de atacar foi Martelotte. Com a bola, os corais conseguiam trocar passes e fazer jogadas de aproximação. Em pelo menos um contra-ataque, André Luís teve uma ótima chance de ampliar, mas o goleiro espalmou. Depois, o camisa 97, que dava uma boa dinâmica de jogo ao time, sofreu uma lesão na coxa esquerda e fo substituído por Bruno Paulo.

DOMÍNIO GOIANO

O Goiás adiantou a marcação e ganhou a posse da bola, mas ressalte-se um Tricolor bem fechado, impedindo que o adversário chegasse perto da área pelo corredor central. A bola ia de um lado para o outro, batia e voltava. Só quando voltou para o segundo tempo é que o time de branco levou mais perigo, chegando, inclusive, a ter um gol anulado, de Carlos Eduardo. O atacante estava impedido.

GRAFITE SACRIFICADO

Por mais eficiente que o sistema de marcação do Santa tenha sido, um jogador terminou sendo muito sacrificado pelo bloco de marcação ficar tão baixo: Grafite. O capitão tricolor recuava além da linha divisória do gramado para recompor. O problema era que na hora do contra-ataque, o atacante precisava dar piques de, pelo menos 50 metros. Essa rotina desgastou o camisa 23, que teve apenas uma oportunidade numa cobrança de escanteio no segundo tempo e mandou a bola no travessão.

BUENO CHEGOU CHEGANDO

Por isso, o técnico Marcelo Martelotte tirou Grafa para acionar Ricardo Bueno. Também beneficiado pelo fato de o Goiás estar sem lateral-esquerdo - Carlinhos saiu para entrada do atacante Michael - Bueno teve três chances na sequência, numa delas acertando a trave. Mas o dia era de quem tinha Paulo no nome. Aos 39, Primão avançou pela direita e tocou para Bruno Paulo dominar e acertar o canto alto esquerdo.

Ficha do jogo - Santa Cruz x Goiás

Santa Cruz

Julio Cesar; Nininho, Anderson Salles e Tiago Costa; João Ananias, Derley (Wellington Cézar) e Thiago Primão; André Luís (Bruno Paulo), Grafite e João Paulo. Técnico: Marcelo Martelotte.

Goiás

Marcelo Rangel; Pedro Bambu, Matheus Ferraz, Alex Alves e Carlinhos; Victor Bolt (Elyeser), Ramires (Aylon), Léo Sena e Andrezinho; Tiago Luís e Carlos Eduardo. Técnico: Sílvio Criciúma.

Local: Arruda. Árbitro: Daniel Nobre Bins (RS). Assistentes: Rafael da Silva Alves e Elio Nepomuceno de Andrade Junior (RS). Gols: João Paulo, aos 3 do primeiro. Bruno Paulo, aos 39 e 42 do segundo. Cartões amarelos: João Paulo, Nininho, Tiago Costa e Aylon.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias