Blog do Torcedor - Tudo de Brasileirão, futebol internacional, Fórmula 1, NBA, NFL e todos os esportes
Torcedor

Notícias do Brasileirão; de Náutico, Santa Cruz e Sport; e futebol internacional. Fórmula 1, NBA, NFL e todos os esportes com análise, interatividade e opinião

Probabilidade de queda do Sport varia entre 7,6% e 8,1%

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 31/10/2016 às 11:39
O Leão tem pela frente um caminho relativamente mais fácil que os rivais diretos. Foto: JC Imagem
O Leão tem pela frente um caminho relativamente mais fácil que os rivais diretos. Foto: JC Imagem

A vitória diante da Ponte Preta na última quinta-feira (27) e os tropeços dos rivais diretos no final de semana deram ao Sport um certo alívio na fuga do rebaixamento do Brasileirão. Coritiba, Internacional e Vitória empataram suas partidas da 33ª rodada e, assim, deixaram o Leão como 14º colocado, com 40 pontos, quatro a mais que o porteiro do Z4.

Por causa da pontuação atual, mesmo que os resultados não sejam tão favoráveis aos rubro-negros, o Sport não entra na zona de rebaixamento na próxima rodada. De acordo com o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a probabilidade de decesso do Sport para a Série B da próxima temporada é de 7,6%.

O percentual muda um pouco nos cálculos do Chance de Gol. A porcentagem medida pelo site é de 8,1% de uma possível queda leonina. Para garantir a permanência na Série A, os times preveem uma necessidade de somar 45 pontos no campeonato. Com a pontuação, segundo a UFMG, o Leão ainda guarda 57% de chances de conquistar uma vaga na Copa Sul-Americana.

LEIA MAIS:

Ronaldo Alves espera que Daniel Paulista fique para 2017

Grato por estar sendo utilizado, Neto Moura diz receber conselhos de Daniel Paulista

Em busca de atingir a meta, o Sport tem cinco rodadas pela frente. Com um aproveitamento de 40% até agora na Série A do Campeonato Brasileiro, o time rubro-negro terá uma vida relativamente mais fácil do que os rivais diretos na luta contra a queda. O Leão enfrenta América-MG e Figueirense, nas duas últimas rodadas. Os dois times estão na zona de rebaixamento. Os outros três jogos são contra Grêmio, Cruzeiro e Atlético-PR (este último no G6).

ADVERSÁRIOS

O Coritiba, logo abaixo do Sport na tabela, enfrenta dois times que brigam na ponta superior da classificação (Atlético-MG e Flamengo, nas 34ª e 36ª rodadas respectivamente). Mas, também tem Santa Cruz (35ª) e Vitória (37ª) como adversários dentro Z4. O último jogo do Coxa é diante da Ponte Preta.

Com 38 pontos, o Internacional só tem jogos contra rivais com pontuação superior: Palmeiras (líder), Ponte Preta, Corinthians, Cruzeiro e Fluminense. Apenas o Cruzeiro não tem colocação suficiente para a Sul-Americana. Já o Vitória é o time com mais confrontos diretos contra a queda, enfrentando Figueirense e Coritiba (36ª e 37º rodadas). As outras partidas, porém, são contra Atlético-PR, Santos e Palmeiras, equipes dentro do G6.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias