Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Santa Cruz tem condições de ser mais ousado na Série A

Thiago Wagner
Thiago Wagner
Publicado em 19/06/2016 às 12:51
Foto: BobbyFabisak/JC Imagem
Foto: BobbyFabisak/JC Imagem

Foto: BobbyFabisak/JC Imagem Tricolor tem a chance de ser mais agressivo contra o Flamengo. Foto: BobbyFabisak/JC Imagem

É claro que o Santa Cruz não possui um grupo para disputar de igual para igual com equipes como Corinthians, Palmeiras e Internacional, por exemplo. Assim, é mais do que natural que o Tricolor trace sua estratégia com base na defesa e nos contra-ataques. No entanto, os corais não podem confundir o reconhecimento das próprias limitações com falta de confiança no próprio potencial. Dentro de sua postura um pouco mais conservadora, a Cobra Coral pode sim equilibrar os confrontos com os principais adversários do Brasileirão.

O jogo desse sábado, contra o Palmeiras, é uma boa prova disso. Enquanto ficou só atrás, com raros contra-ataques, o Santa encontrou muitas dificuldades. Tanto que sofreu dois gols e poderia ter sofrido outros. Contudo, quando se jogou um pouco mais ao ataque, não só equilibrou a partida como poderia ter conseguido um resultado melhor. Se não fosse o goleiro Fernando Prass e a desvantagem no placar, o resultado poderia ser mais favorável. Mas para isso o Tricolor precisa acreditar primeiro.

LEIA MAIS:

> Milton Mendes valoriza segundo tempo do Santa Cruz

> “Deixamos eles dominarem o jogo”, diz Grafite após derrota do Santa Cruz

Não é que de agora em diante o Santa Cruz vai se lançar ao ataque como se tivesse os melhores jogadores do Brasil. Mas também não pode ficar só lá atrás, esperando um contra-ataque cair do céu para garantir a vitória. O Tricolor pode ser precavido defensivamente e agredir um pouco mais, sem se expor.

E mesmo jogando na defesa, dá para sofrer menos sustos. Contra os paulista, os corais ficaram em muitos momentos com todos os seus jogadores no próprio campo, quando poderia adiantar um pouco mais suas linhas. Não é fazer pressão no campo do adversário, mas impedir que ele fique tão próximo do seu gol, afinal é muito mais fácil corrigir um erro quando ele ocorre no meio de campo do que na grande área. Ficar com o adversário tão perto da sua meta exige muita atenção por parte dos defensores, que precisam ser quase perfeitos durante os 90 minutos.

Menos ruim que o técnico Milton Mendes e os jogadores do Santa Cruz já reconheceram que ficaram muito atrás contra o Palmeiras. É o primeiro passo para fazer uma partida melhor contra o Flamengo e se recuperar na Série A. No Arruda, o Tricolor não pode perder pontos sob o risco de ficar mais próximo da zona de rebaixamento.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias