Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Náutico empata a segunda, verdade. Mas isso não é ruim

Ramon Andrade
Ramon Andrade
Publicado em 30/05/2015 às 20:05

Náutico em jogo de seis pontos na Segundona Náutico em jogo de seis pontos na Segundona

No jornalismo, o conceito de ângulo permite que se enxergue o mesmo fato por prismas diferentes, às vezes contraditórios.

Dizer que o Náutico vem de dois empates não é mentira, assim como dizer que por duas vezes consecutivas o time saiu atrás do placar e teve que correr em busca do resultado.

Mas em ambas as afirmações, o ângulo escolhido talvez distorça um pouco a verdade total.

Afinal, o Náutico vem de dois empates, sim, e também levou dois gols em jogadas de escanteio, fato. Mas o jornalismo também deve observar o contexto: foram duas partidas fora de casa, uma delas com um time de uma divisão acima, e em curto espaço de tempo.

Eu prefiro olhar pelo ângulo que o Náutico conseguiu nesses dois jogos superar as adversidades e não sair de campo derrotado. Que em ambas as partidas chegou a ser melhor que o adversário e teve chances, sim, de abrir o placar.

O que é muito, mas muito mesmo do que o time vinha fazendo no Pernambucano ou Copa do Nordeste.

Há erros?

Vários, um deles atende pelo nome de Bruno Alves, outro por Rogerinho, que pecam tanto pelo excesso de chances perdidas, quanto pela ausência total de oportunidades criadas. Fardos da demasia e da escassez que a falta de critério ou de orçamento - ou dos dois - o torcedor é obrigado a carregar.

Paciência.

Um outro ângulo permite tirar uma terceira conclusão: a ausência de Lisca.

Pode ser coincidência ou não, mas desde que o treinador deixou a beira do gramado para cumprir a suspensão que ele mesmo irresponsavelmente cavou, o "novo-experiente" Náutico não venceu, talvez se ressentindo do treinador ao pé do ouvido, orientando, reclamando e até frescando.

Não há nada de errado em se enxergar os fatos por ângulos diferentes, mas a gente tem sempre que ter em mente que o retrato ideal é pintado sempre quando se abre espaço para a maioria de ângulos possíveis.

E que certamente você também tem o seu.

LEIA MAIS:

>> Náutico empata no fim e segue invicto (e no G4) da Série B

>> Com três gols em três jogos, Douglas quer fazer ‘história’

>> Levi ressalta superação do Náutico em busca do empate

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias