Big Brother: Expulso por reproduzir gesto nazista, Helder alega desconhecimento

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 29/01/2021 às 14:37
X

Expulso da versão portuguesa do Big Brother por reproduzir a saudação nazista, Helder concedeu entrevista ao Dois às 10 nesta sexta-feira (29) . No programa apresentado por Cláudio Ramos e Maria Botelho Moniz na TVI, ele alegou, de forma contraditória, desconhecimento sobre o tema.

"Sim, e eu percebi e já pedi desculpas, mas gostaria de pedir desculpas novamente aos portugueses. Eu acho que o gesto que eu fiz... eu nunca percebi, sinceramente, embora eu perceba a história da pessoa em si que estamos citando, mas nunca percebi que era um tipo de gesto que poderia provocar alguma população do país. Portanto eu fiz de uma forma para alegrar os meus colegas", comentou Helder na entrevista (confira aqui).

LEIA TAMBÉM > Nego Di é o primeiro líder do ‘BBB21’; saiba como foi a prova

Logo depois, ele foi interrompido e foi questionado se não havia reparado na reação negativa dos colegas e da produção: "Nunca fui pensar que fosse para chamar a atenção da forma: 'cuidado com o gesto, não faça isso porque isso significa isto".

"Mas você não sabe o que isso significa?", interrompeu Cláudio, que foi respondido: "Não, sinceramente não saberia. Agora eu sei". Pouco depois, Maria Botelho questiona: "Você diz que não sabe o significado, mas alega saber da história. Houve algumas contradições. Você sabia ou não sabia?"

"Eu sei a história dele, mas não sabia o significado de que ao estar marchando daquela forma, poderia afetar a população, as pessoas. Eu pesquisei e agora eu sei que podemos fazer desde que a gente não diga as palavras", defendeu Helder.

Helder parece não saber, mas explicamos o que é o Nazismo

O nazismo surge na República de Weimar como uma ideologia que encontrou fertilidade em grupos de classe média, formados, em boa parte, por ex-combatentes alemães da Primeira Guerra. Eles buscam, através de um movimento de extrema direita e ultraconservador, resgatar um suposto passado glorioso da Alemanha.

Para isso, cria-se o Partido Nazista, que iria ser o suporte para o Terceiro Reich (Terceiro Império). No poder após pavimentar seu suporte no parlamento, Adolf Hitler assume como chanceler em 1933 e, após a morte do presidente Hindenburg no ano seguinte, ele torna-se führer e impõe uma ditadura nazista.

German army investigates soldiers over 'Heil Hitler' - National |  Globalnews.ca
Soldados nazistas fazem saudação para Adolf Hitler (Imagem: Reprodução)

O antissemitismo se tornou política oficial e culminou no holocausto, que matou mais de seis milhões de pessoas em campos de concentração. Após o desenvolvimento militar do país, começaram as invasões aos países vizinhos, o que nos levou ao início da 2ª Guerra Mundial.

Os nazistas saudavam seus superiores com o braço esticado para frente, com a palma da mão para baixo e com a saudação heil Hitler. Ela é uma variação da saudação romana, que tem como o objetivo o culto da personalidade do líder.

Tags

Autor