Aniversário

No ar há 30 anos, Redator de Plantão se renova na Rádio Jornal

No ar há 30 anos, Redator de Plantão se renova na Rádio Jornal

Ciro Bezerra e Paulo Roberto, apresentadores do Redator de Plantão, comemoram o sucesso do programa nesses 30 anos - Foto: TV Jornal/Reprodução

Publicado em Notas 29/12/2020 às 8:30

Levar as informações mais relevantes, nos primeiros minutos da manhã, aos ouvintes da Rádio Jornal tem sido o principal papel do Redator de Plantão desde a sua criação. Neste ano, o programa consolida ainda mais sua história, celebrando três décadas na grade de programação da emissora.

“A Rádio Jornal é pioneira em muita coisa e o Redator de Plantão é uma delas. Ter um jornal diário que, há 30 anos, é referência para o jornalismo pernambucano muito nos orgulha. Só temos a agradecer aos que idealizaram o programa; aos que permanecem colocando-o no ar e aos ouvintes, que nos acompanham esses anos todos”, comemora a diretora de Jornalismo da TV e Rádio Jornal, Mônica Carvalho.

Enquanto grande parte da população descansa, o Redator de Plantão jamais deixa o sono interferir na apuração dos fatos e das notícias. Há 24 anos na bancada, o locutor e apresentador Paulo Roberto revela que, para deixar os ouvintes bem informados diariamente, a produção do programa, sob o comando de José Roberto de Souza, começa às 18h do dia anterior, chegando a entrar até mesmo pela madrugada. Paulo Roberto analisa também a importância do noticiário para o público que sonha em trilhar uma carreira na comunicação.

Leia mais:

Conheça o Conectado no Enem, da Rádio Jornal

“Fazer um programa como este é de grande responsabilidade porque é um noticiário que acorda os ouvintes logo cedo, deixando todos bem informados para o dia inteiro. É uma produção muito importante para as pessoas que querem atuar como locutor ou radialista. O Redator de Plantão é uma escola e a partir daí as pessoas que o escutam têm uma referência muito importante para começar a vida radiofônica”.

Foi justamente escutando vozes como as dos jornalistas Carlos Moraes e Chico Carlos, idealizadores do Redator de Plantão, em 1990, que o também apresentador do programa Ciro Bezerra passou a tirar referências para sua vida profissional. Há cinco anos dividindo a ancoragem ao lado de Paulo Roberto, Ciro comenta que se sente privilegiado por fazer parte desta história.

“Tenho mais de 30 anos no rádio e, desde o começo, sempre fui ouvinte do Redator de Plantão. Cheguei há cinco anos e fico muito feliz porque, quando a gente vai acompanhando a história de um produto, que tem um conteúdo interessante, você começa a fazer parte dele também, a somar com junto ele”, agradece Ciro.

Evolução tecnológica 

No total, mais de 50 profissionais já passaram pela equipe do programa. O idealizador Chico Carlos relembra com alegria como surgiu a iniciativa. “Depois de algumas conversas com a diretoria e as equipes, em novembro de 1990, chegamos à conclusão que, para acompanhar a evolução do rádio, precisávamos de um jornal falado, às 6h da manhã, porque era um horário em que a audiência estava crescendo. O desafio deu tão certo que estamos celebrando 30 anos no ar. Naquela época, toda a equipe ficou famosa porque o nosso trabalho repercutiu bastante, a ponto de colocarmos no ar matérias especiais que concorreram a muitos prêmios. O sentimento é de gratidão por todas as equipes que passaram pelo programa”, sintetiza Chico.

Na produção do Redator de Plantão, José Roberto de Souza também destaca como desafiadoras as mudanças e adaptações pelas quais o programa passou ao longo dos anos, para acompanhar as transformações causadas pela tecnologia. “A gente trabalhava com linha de telefone convencional. Hoje, a gente utiliza equipamentos bem mais modernos e temos uma capacidade de transmissão de informação muito mais rápida. Ao mesmo tempo, isso faz com que a gente tenha um desafio enorme, porque vivemos em uma sociedade com informações difundidas pela internet e redes sociais. O grande desafio, hoje, está sendo levar informação de credibilidade, de qualidade, com respeito ao ouvinte para que as pessoas possam acompanhar as informações que a gente traz e, consequentemente, ter condições de estar bem informadas”, pondera.

Confira mais detalhes sobre o Redator de Plantão:

Compartilhe
Publicado por
Pedro Oliveira

Comentários