Ana Maria Braga revela que já sofreu assédio sexual de diretor de TV

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 22/09/2020 às 15:41
Ana Maria Braga (Foto:Reprodução/Instagram)
Ana Maria Braga (Foto:Reprodução/Instagram)

Ana Maria Braga foi a convidada especial do Roda Viva, da TV Cultura, nesta segunda-feira, 21. A apresentadora da Globo falou sobre dua trajetória na TV , vida pessoal, o que pensa sobre política e fake news.

Ana Maria Braga afirma que só irá se aposentar quando alguém disser que ela está “gagá”

Relembrando o início de trabalhos no jornalismo, no final da década de 70, Ana Maria falou sobre o assédio sexual nas grandes empresas."Naquela época sem dúvida tinham diretores, não só de televisão, mas empresas de rádio, jornal e máquina de fazer parafuso, de qualquer coisa onde a mulher trabalhasse. Mas no mercado de audiovisual, que era muito novo e glamourizado, sem dúvida existiam paixões entre pessoas e existiam pessoas que não estavam apaixonadas e eram assediadas", conta.

A apresentadora disse tomou conhecimento de diversas histórias e revelou que também já vítima de assédio sexual. "Eu estava na sala de um diretor e ele tinha pedido um projeto pra mim, que ia ser muito bom para a TV brasileira. Fiquei 15 dias trabalhando no projeto, acreditando que sairia do programa da tarde para ter um programa à noite. Ele tinha me dito: 'Olha, você poderia ser a Hebe Camargo amanhã'. O projeto ficou na mesa, ele levantou, veio para cima de mim e eu fiquei absolutamente estupefata! Ele disse 'vem cá' e eu fugi da sala dele. Sai com tanto ímpeto que eu despenquei do nono ao oitavo andar, na escada, e aí alguém me socorreu. Quebrei o braço", lamenta.

Paola Carosella e Ana Maria Braga compartilham receitas com laranja após prisão de Queiroz

Na época, Ana Maria Braga denunciou o caso ao chefe do diretor, mas o homem jamais foi punido, além de continuar na mesma posição. "Passaram-se muitos anos, eu estava saindo de um restaurante aqui em São Paulo, que nem existe mais, toda linda, formosa, e essa figura estava entrando ao recinto. E aí os dois, o empresário que estava comigo e esse diretor, se conheciam. O cara parou, cumprimentou e, quando viu que era eu ao lado, abaixou o olhar e entrou", disse.Porém, a apresentadora acredita que as mulheres têm se fortalecido e não sentem mais vergonha ou culpadas por serem assediadas. Ela espera que esse tipo de crime seja exposto cada vez mais.

Ana Maria Braga também foi perguntada sobre sua luta contra o câncer de pulmão, diagnosticado em janeiro. A apresentadora ressaltou que se apega ao pensamento de que está sempre "entrando em uma guerra, com soldados bons e ruins, e que se fizer bom uso das armas, imaginando que pode vencer a guerra, conquista a disposição que precisa para ajudar o organismo a reagir ao tratamento" .

Ana Maria Braga revela que parou de fumar: “Pensei que nunca fosse conseguir”

Sobre o vício de cigarro, a apresentadora revela que tem recaídas: "É como aquelas pessoas que dependem de uma droga, seja você buscando ajuda em uma clínica, a gente não pode dizer nunca 'não bebo mais'. Eu falo: 'Hoje estou sem fumar'. Tem dias que venço essa guerra, tem dias que não venço. E não tenho vergonha de assumir isso. Continuo dependente do fumo. Todo o dia levanto de manhã e falo: 'Não vou fumar'. Mas ainda não consegui ganhar essa guerra".

Últimas notícias