Do pingado ao cappuccino, conheça os variados tipos de café

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 14/04/2017 às 10:00
Especial sobre os tipos de café / Foto: Reprodução
Especial sobre os tipos de café / Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira, 14 de abril, é comemorado o Dia Internacional do Café. A bebida, que é a paixão de quase todos os brasileiros, aquece as manhãs no momento em família e dá energia para começar bem o dia. Segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café - ABIC, a bebida é consumida por 9 entre 10 brasileiros maiores de 15 anos. Duplo, pingado, cappuccino, americano ou espresso, o Social1 separou variados tipos de café. Confira:

Espresso

A bebida deve conter 35 ml do mais puro café e nada mais. É feito com água quente sob alta pressão pelo café moído.

Espresso panna

Mais comum na Itália, a bebida conta com a panna, um creme de leite fresco batido ou feito na coqueteleira. Como alguns estados brasileiros não permitem a comercialização de leite fresco, só o pasteurizado, a maioria das cafeterias acabam substituindo a panna pelo chantilly.

Americano

Com adição de água quente no café, o torna semelhante, mas com sabor diferente, do café espresso. A força do americano varia de acordo com o número de colheres de café e também pela quantidade de água que lhe é adicionada.

Macchiato

Servido na xícara de espresso, o café macchiato é um espresso “manchado” com a crema do leite. No Brasil, ele também é conhecido como “café com espuminha”. É a opção de muitos que preferem quebrar o sabor forte do espresso.

Cafezinho expresso / Foto: Reprodução Cafezinho espresso / Foto: Reprodução

Duplo

Com cerca de 60 ml de café, a bebida é, na verdade, o dobro de um café espresso.

Pingado

Super famoso nas padarias brasileiras, ele é servido em um copo americano composto por uma grande quantidade de leite e um só um pouquinho de café por cima.

Cortado

Conhecido como café latte ou latte, é mais conhecido no Rio Grande do Sul pelo nome de média.

Café com leite

Aquele que muita gente gosta de beber pela manhã, é o tradicional café filtrado com leite aquecido ou fervido. Também pode ser apresentado como café espresso com leite vaporizado e uma fina camada de espuma de leite.

O tradicional café com leite / Foto: Reprodução O tradicional café com leite / Foto: Reprodução

Lágrima

Nada mais é que o café com leite, a diferença é que ele leva mais leite do que café.

Cappuccino

O verdadeiro, clássico italiano, não leva nada mais do que leite e café. Em algumas versões pelo mundo todo é apresentado com 1/3 de espresso, 1/3 de leite vaporizado, 1/3 de espuma de leite na xícara de 150 a 180 ml.

Café latte

Este leva leite vaporizado e café espresso, coberto delicadamente por espuma de leite.

Mocha

Com calda de chocolate, leite vaporizado, espuma de leite e uma dose de café espresso. A mistura pode ser trifásica ou mistura de café com calda de chocolate, creme do leite por cima e espuma. Também é conhecido pelo nome de mocaccino.

Cappuccino / Foto: Reprodução Cappuccino / Foto: Reprodução

Irlandês

É a mistura do café e uísque irlandês cobertos por uma camada de creme ou de chantilly.

Hawaiano

É o básico café com leite de coco.

Árabe

A bebida fica bem mais forte por ter especiarias como canela e cardomomo em sua mistura.

Caribenho

Nas variações que roda pelo mundo, leva calda de açúcar, uma dose de rum, licor de café, meia dose de Martini, gelo, creme de leite ou leite de coco, e café bem forte. Já na versão original, apenas o rum, calda de açúcar e baunilha dão mais sabor à bebida.

Em tempo, atualmente, o Brasil é considerado o maior produtor e exportador de café do mundo, depois dele, vêm o Vietnã e a Colômbia.

LEIA TAMBÉM: Saiba onde comer na Semana Santa

Últimas notícias