Para economizar na conta de luz, aposte na energia solar

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 26/01/2016 às 9:40 | Atualizado em 19/08/2022 às 13:34
Residencia-com-paineis-fotovoltaicos-foto01 FOTO:

celpe

Residencia-com-paineis-fotovoltaicos-foto01

A busca por sistemas alternativos de energia é uma constante, devido ao aumento do consumo e da dependência mundial da geração de energia através de fontes não renováveis. A energia solar é uma das fontes alternativas que pode suprir suas necessidades até mesmo em cada com grandes vantagens. Uma das formas de se aproveitar essa energia que vem do sol é o sistema fotovoltaico. Esse modo de gerar energia permite você gerar parte ou toda a energia que você consome na sua casa, assim, se livrando de boa parte da sua conta de luz.

Muitos ambientalistas defendem o uso desse tipo de energia pois ela é 100% limpa, ao contrário da maioria das outras fontes produtoras. Ela é renovável já que tem o sol por fonte e, com a tecnologia atual, é possível armazenar a energia gerada para os períodos noturnos.  Para se calcular o tamanho de um sistema fotovoltaico residencial usa-se como base a conta de luz (o seu consumo de energia), a área disponível para receber os painéis solares e a localidade geográfica (os índices de irradiação solar variam muito de acordo com o local).

A diferença é a capacidade de geração (kWp) do sistema fotovoltaico. Os sistemas de energia solar residenciais conectados a rede elétrica são caracterizados por seu tamanho. Uma residência comum raramente vai precisar de um gerador de energia solar maior do que 10kWp (que ocupa uma área máxima de 70m2). Em média, casas de 3 quartos precisam de um sistema de 3kWp( 21m2). Então caracteriza-se como sistema fotovoltaico residencial aquele com potencia instalada entre 1kWp e 10kWp.

Funciona assim:

Os painéis solares reagem com a luz do sol e produz energia elétrica (energia fotovoltaica). Eles são instalados sobre o seu telhado, conectados uns aos outros e também a um inversor solar, que converte a energia dos painéis para a sua casa ou empresa. E sabe do que mais? De acordo com o gestor de eficiência energética da Celpe, Daniel Sarmento, o excesso de energia vai para a rede da distribuidora gerando créditos! Sim, aquela parte da energia que você não usou volta para a rede elétrica através do relógio de luz, o qual mede a energia da rua que é consumida quando não tem sol e a energia solar gerada em excesso quando tem muito sol e é injetada na rede da distribuidora. Esses créditos podem ser utilizado à noite ou nós próximos meses. Em outras palavras: você produz energia limpa com a luz do sol e reduz a sua conta de luz.

As normas de acesso a esse sistema estão disponíveis no site da Celpe.

Leia também:

Saiba como reduzir o consumo de energia e garantir a segurança das crianças nas férias

Etiquetagem de edifícios: prédio com etiqueta A reduz consumo de energia em mais de 30%

Dicas para economizar energia evitando desperdícios

Vidro de controle solar é aliado na redução da conta de energia

Aprenda a usar o chuveiro elétrico com economia e segurança

Saiba como “se proteger” dos vilões do gasto energético em casa

Últimas notícias