Saiba como "se proteger" dos vilões do gasto energético em casa

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 17/12/2015 às 16:00
Limpar o ar-condicinado ajuda, sim/Foto: Internet
Limpar o ar-condicinado ajuda, sim/Foto: Internet

celpe

Aparelhos elétricos de refrigeração, como é o caso do ar-condicionado e da geladeira, e também os de aquecimento, como o ferro de passar e o chuveiro, são os que mais demandam energia, no dia a dia de uma casa. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) listou orientações sobre como usá-los mantendo o conforto e sem desperdiçar nem prejudicar o orçamento familiar.

Limpar o ar-condicinado ajuda, sim/Foto: Internet Limpar o ar-condicionado ajuda, sim, na economia/Fotos: Internet

Sobre o ar-condicionado, recomenda-se utilizar o equipamento nos 23ºC e, com o ambiente já refrigerado, desligá-lo e pôr em funcionamento o ventilador, que consome menos energia e ajuda a manter a temperatura agradável.

Tem mais: fazer a manutenção do ar-condicionado e acionar o timer não são meros detalhes. A primeira medida evita que a sujeira acumulada no filtro dificulte a troca de calor e a passagem do ar - se sujo, o aparelho terá de operar numa potência mais alta, gastando mais energia. No caso do temporizador, controla o funcionamento e, portanto, o desperdício.

Fique íntimo da sua geladeira, observando seu estado de conservação Fique íntimo da sua geladeira, observando seu estado de conservação

Quanto às geladeiras, ficar atento ao seu estado de conservação é a primeira coisa. Explica-se: ela representa 30% do consumo de uma residência. E não é mito: é importante, sim, instalá-la longe de fontes de calor e distante 15cm de paredes e móveis. Sobre o eletrodoméstico, há também que ter atenção na vedação da porta. Quando a borracha resseca, o consumo aumenta, sem que haja necessidade. Portanto, contribui para o desperdício e o encarecimento do serviço.

No modo verão chuveiro elétrico é mais interessante No modo verão, o chuveiro elétrico é mais interessante

Por fim, o chuveiro elétrico e o ferro de passar. Para ambos, recomenda-se otimizar os seus usos. A regra do chuveiro é óbvia: quanto menor a temperatura, mais baixo o consumo. Quanto ao ferro de passar, deve ser ligado somente quando for usá-lo e não deve ser desligado e ligado em seguida, pois o reaquecimento não é estratégico para a economia. O ideal é aproveitar o calor.

A Celpe lembra, ainda, que comprar eletrodomésticos com o selo Procel, que indica os aparelhos mais eficientes, já é uma boa atitude para reduzir o desperdício e a conta.

Últimas notícias