99 lança gravação de áudio e detecção de paradas inesperadas como novas medidas de segurança

Vanessa Moura
Vanessa Moura
Publicado em 07/07/2020 às 8:14
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação FOTO: Foto: Divulgação

Seguindo os passos da concorrente Uber, a 99 passou a oferecer também o recurso de gravação de áudio durante as viagens. Desde dezembro de 2019 ele estava sendo implementado, mas só agora passou a estar disponível para todos passageiros e motoristas que utilizam a plataforma.  Além disso, o aplicativo também começou a testar uma detecção de paradas inesperadas e corridas que duram mais do que o previsto, com objetivo de garantir mais segurança para a viagem.

Gravação e monitoramento 

Caso a pessoa - passageiro ou motorista - se sinta desconfortável com alguma atitude da outra pessoa, ela poderá fazer um registro em áudio. A função fica na área do kit de segurança e, vale ressaltar: nenhum dos dois saberá quando o outro estiver gravando. A seção de segurança do aplicativo também dá acesso a recursos de compartilhar a rota com um conhecido e de ligar para a polícia em caso de emergência. A 99 poderá usar o app para bloquear o motorista ou passageiro e, eventualmente, ajudar a Justiça em eventuais averiguações.

Já quanto ao monitoramento de corrida, o recurso usa GPS e inteligência artificial para analisar mudanças de rotas com paradas longas e trajetos acima do previsto. A equipe de segurança alertará o motorista que ele está sendo monitorado e avisará ao usuário que ele pode compartilhar a corrida com a equipe de segurança da 99 ou até alertar a polícia.