publicidade
24/01/20
Recurso é uma das medidas de segurança que o aplicativo tem investido. Foto: Reprodução
Recurso é uma das medidas de segurança que o aplicativo tem investido. Foto: Reprodução

Uber: conheça o novo recurso U-Ajuda que chega ao Brasil

24 / jan
Publicado por Manuela Figueredo em Aplicativos às 12:24

O Uber lançou nesta última terça-feira (21) um novo recurso voltado para a segurança dos usuários brasileiros: a checagem de rota. Caso ocorra uma parada longa e inesperada, o aplicativo vai indicar recursos de segurança que você pode usar para pedir ajuda. O recurso já havia sido lançado nos EUA em setembro de 2019.

“A nossa visão é que a tecnologia pode ajudar a melhorar a segurança de todos que desejam se locomover. Acreditamos que toda viagem deve ser tranquila, mas também sabemos que imprevistos acontecem. É para eles que desenvolvemos o U-Ajuda, que permite esse acesso rápido à ferramentas que lançamos nos últimos anos, como ligar diretamente para a polícia ou compartilhar a viagem”, disse Marcello Azambuja, diretor do Tech Center da Uber no Brasil, em um comunicado.

Como funciona

O recurso usa o GPS do celular e outros sensores para detectar situações imprevistas, como uma parada muito longa ou a saída do trajeto. Quando identifica algo suspeito – por meio do monitoramento ativo da plataforma -, o aplicativo envia para passageiros e motoristas uma mensagem que apresenta outras ferramentas de segurança que podem ser úteis. O U-Ajuda oferece a possibilita de ligar para a polícia dentro do aplicativo. Além disso, é possível compartilhar o trajeto da viagem com uma pessoa conhecida e também informar um acidente para a equipe de suporte da Uber.

U-Ajuda identifica paradas inesperadas na corrida do Uber. Foto: Reprodução/Uber

Outras medidas de segurança do aplicativo

A Uber tem investido também em outros mecanismos de segurança que serão lançados ainda este ano no Brasil, segundo o Tecnoblog. Conheça:

U-Aúdio: ferramenta permite aos passageiros e motoristas gravarem tudo que é dito dentro do veículo, por meio de um botão na Central de Segurança do app. O conteúdo final é criptografado, fica salvo no celular e pode ser compartilhado com a Uber para auxiliar em investigações da empresa ou de autoridades.

U-Selfie: recurso realiza verificação de identidade do motorista em tempo real.

U-código: ferramenta permite que o usuário escolha receber uma senha de quatro dígitos, que deve ser dita ao motorista. Só após isso o motorista pode iniciar a viagem no aplicativo.

A plataforma também exigirá documentos de identificação no cadastro ou antes da primeira viagem para passageiros que pagarem com dinheiro. Para os motoristas, além da selfie, o serviço solicitará movimentos como piscar, sorrir e virar o rosto, para confirmar a titularidade da conta.


FECHAR