Dell lança computador 'verde' e promete reciclagem total em 10 anos

Maria Luiza
Maria Luiza
Publicado em 13/11/2019 às 8:03
Michael Dell, Fundador da Dell Technologies, anunciou meta de reciclagem 1:1 durante conferência em Austin. Foto: Dell Summit 2019
Michael Dell, Fundador da Dell Technologies, anunciou meta de reciclagem 1:1 durante conferência em Austin. Foto: Dell Summit 2019 FOTO: Michael Dell, Fundador da Dell Technologies, anunciou meta de reciclagem 1:1 durante conferência em Austin. Foto: Dell Summit 2019

A gigante de tecnologia Dell anunciou, durante sua conferência anual realizada em Austin, Texas, nesta terça e quarta-feiras (12 e 13) seu plano para se tornar em 10 anos uma empresa ambientalmente sustentável. Segundo o fundador Michael Dell, que abriu o evento, até essa data a cada equipamento que a companhia vender, será reciclada ou reutilizada a mesma quantidade em resíduos.

Um passo importante nessa direção foi a apresentação da edição de aniversário do computador Dell Latitude 7300, “o mais sustentável Latitude de todos os tempos”, como foi descrito por Meghana Patwardhan, vice-presidente de mobilidade comercial da companhia. O Latitude 7300 AE (Anniversary Edition) é um computador com tela de 13 polegadas, processador Intel vPro Core i5-8365U de 8ª geração e bateria de longa duração, com capacidade de funcionar por até 20 horas. O preço, nos EUA, é de US$ 1677,50.

Dell Latitude 7300: materiais reciclados no LCD e na embalagem Edição de aniversário do Dell Latitude tem carcaça e embalagem em materiais reciclados e bateria de 20 horas. Foto: dell.com

Entre os vários fatores que conferem ao novo PC o selo de sustentável, está a carcaça do equipamento é feita com materiais reciclados de rejeitos de fabricação aeroespacial. Para isso, A Dell fechou uma parceria com uma startup, a Carbon Conversions, há três anos. Além de reduzir os danos ao meio ambiente, o material deixa o equipamento ligeiramente mais leve (24 gramas) e mais duradouro.

O AE é pintado com uma tinta à base de água, o que reduz as emissões de carbono, e sua embalagem é 75% feita de plástico reciclado dos oceanos. Mais um detalhe: a companhia decidiu que o equipamento será transportado apenas por via marítima. “Estamos abrindo caminho para que a indústria siga nossos passos, o que acreditamos ser importante para o meio ambiente”, comentou Patwardhan. O produto foi pensado para uma categoria de consumidores, cada vez maior, que coloca a questão da sustentabilidade na frente de qualquer decisão de compra.

Meghana Patwardhan, vice-presidente de mobilidade comercial da Dell Meghana Patwardhan, uma das vice-presidentes da Dell: "o mais sustentável Latitude de todos os tempos". Foto: Dell Summit 2019

 

SUSTENTABILIDADE

O fundador Michael Dell se refere ao projeto de sustentabilidade como um dos  “moonshots” da companhia. O termo literalmente significa “voo à lua” mas, em tecnologia, é usado para se referir a projetos que têm o objetivo de resolver um enorme problema, usando soluções radicais e inovadoras. Dell quer chegar em 2030 na razão de 1 para 1 em termos de reciclagem e reuso. Ou seja, para cada produto que fabricar, quer apresentar o equivalente em reuso e reciclagem. Uma das metas é ter 100% das embalagens e mais da metade dos componentes dos produtos proveniente de resíduos reciclados ou renováveis.

Outros anúncios feitos durante a conferência em Austin dão conta de que até 2040 a empresa pretende usar 100% da sua eletricidade a partir de fontes renováveis, além de ter planos de reduzir o consumo de energia.

No programa de devolução que tem com a FedEx, a Dell já recuperou 2 bilhões de fibras de eletrônicos usados desde 2008. E olhe que atualmente a empresa coleta menos de 10% da quantidade de equipamentos que vende. Estima-se que sejam descartados por ano 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico em todo o mundo, número que pode chegar a 120 milhões de toneladas em 2050. Esse lixo traz risco de contaminação do solo e da água por metais pesados que estão entre os componentes.

Leia mais sobre tecnologia e sustentabilidade:

Bill Gates e Zuckerberg lançam fundo para promover energia limpa

Apple diz que já funciona com 100% da energia renovável

Cidades inteligentes e casas conectadas. Podcast do NE10 Interior

*A jornalista viajou a convite da Dell Technologies Inc.