Bem-estar digital: Google lança aplicativos para diminuir o tempo dos usuários nos smartphones

Larissa Lira
Larissa Lira
Publicado em 24/10/2019 às 19:30
Google lança o Digital Wellbeing Experiments, plataforma para incentivar designers e desenvolvedores a incorporar o bem-estar digital em seus produtos
Google lança o Digital Wellbeing Experiments, plataforma para incentivar designers e desenvolvedores a incorporar o bem-estar digital em seus produtos FOTO: Google lança o Digital Wellbeing Experiments, plataforma para incentivar designers e desenvolvedores a incorporar o bem-estar digital em seus produtos

O celular tornou-se indispensável na vida de muita gente. Pegar o aparelho para dar aquela ‘espiadinha’ nas redes sociais, e-mails, tirar uma foto ou fazer uma ligação toma uma boa parte do dia dos usuários. Por isso, o Google lançou, nessa quarta-feira (23), seis aplicativos que prometem proporcionar um bem-estar digital, além de diminuir o tempo desses usuários com o smartphone.

As ferramentas fazem parte do projeto Experiments with Google e já estão disponíveis para download. Quando lançou, originalmente, o Bem-estar Digital, a ideia do Google foi de introduzir uma política de uso mais saudável entre usuários do Android. Os usuários da Apple também possuem aplicativos com esta funcionalidade no iOS 12.

Segundo levantamento do We Are Social, por exemplo, cerca de 139 milhões de brasileiros acessam a internet por dispositivos móveis. "Com os telefones se tornando mais cruciais para todas as partes da vida cotidiana, mais pessoas estão tomando medidas para encontrar seu equilíbrio com a tecnologia", escreveu Emma Turpin, líder da Google Creative Lab, no blog da companhia.

O Digital Wellbeing Experiments vem como apoio para "incentivar designers e desenvolvedores a incorporar o bem-estar digital em seus produtos". Assim, com o lançamento, a empresa também compartilha as ferramentas no GitHub. Os códigos podem ser encontrados na página oficial do experimento. Inclusive, a empresa vem encorajando desenvolvedores a tomar estes apps como exemplo de inspiração. Assim, a companhia também abre portas para que novos projetos sejam enviados.

Os aplicativos

Unlock Clock (Relógio de Desbloqueio) – Este aplicativo não é um relógio, mas sim um contador. Ele mostra ao usuário quantas vezes ele desbloqueou o smartphone naquele dia. O app funciona como um wallpaper animado ainda em formato experimental.

O aplicativo funciona como um contador das vezes que você desbloqueia o smartphone

 

Post Box (Caixa Postal) -  A Caixa postal ajuda a minimizar as distrações, mantendo suas notificações até o horário mais conveniente. Assim, basta escolher com que frequência você deseja que suas notificações sejam entregues.

We Flip – Este app é uma espécie de jogo para aqueles que não conseguem mais interagir em grupo e pedem logo a senha do Wi-Fi em qualquer estabelecimento que chegam. Um grupo inteiro de pessoas próximas que vai ao bar, por exemplo, liga o app e deixa o aparelho de lado. "Perde" quem for o primeiro que não aguentar e checar o celular.

 

Morph -  O Morph é ideal para aquelas pessoas que não precisam de distrações. Com ele, a sua tela inicial do Android é modificada de acordo com o momento do dia para trabalhar ou estudar, por exemplo.  Assim, só apps que não te distraem com facilidade serão exibidos.

Neste aplicativo, o usuário seleciona quais apps não lhe tiraram a atenção

Desert Island – Este é mais um que parece um jogo. Se você estivesse em uma ilha deserta e pudesse escolher só alguns apps para usar, quais seriam? É assim que o app funciona. Nele, você personaliza ou aceita o padrão criado pelo aplicativo e é desafiado a usar o celular de forma minimalista por 24 horas.

 

  • Paper Phone - O último aplicativo vem com um conceito bem diferente. Nele, você escolhe alguns aplicativos e imprime um papel com as ‘funcionalidades’ que teria o seu telefone. Agenda, mapas e jogos são alguns exemplos que entram nesta modalidade.  A ideia é você fazer uma "detox" e perceber que, às vezes, nem se importa tanto assim com o conteúdo digital. Veja o vídeo;