App Store tem mais de 1,3 mil aplicativos fraudulentos

Larissa Lira
Larissa Lira
Publicado em 04/10/2019 às 17:37
Loja de aplicativos da Apple
Loja de aplicativos da Apple FOTO: Loja de aplicativos da Apple

Se você é daqueles que tem tantos aplicativos no celular que não sabe nem as funcionalidades de todos eles, um alerta: alguns desses apps servem para induzir o usuário a gastar mais dinheiro ou espalham malwares que podem danificar dispositivos e roubar dados. A App Store (lojinha para baixar aplicativos para aparelhos da Apple), por exemplo, acaba de 'ser pega' disponibilizando 1.320 apps considerados fraudulentos.

Segundo descobriu o site AppsExposed, a maioria dos aplicativos tenta induzir o usuário a fazer compras.“Mais de 90% desses aplicativos fraudulentos estão tentando enganar os usuários para que eles gastem dinheiro; 10% deles vendem os dados dos usuários para outras empresas. Esses golpistas têm um sistema de bot estruturado com notificações push em todos os aplicativos”, publicou o site no Twitter.

O problema não fica apenas na loja da Apple. A Play Store do Google também não é imune a apps fraudulentos. Só este ano, pipocaram aplicativos de GPS, jogos e melhoria de desempenho infectados. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Sydney, Austrália, e do Data61 analisou por dois anos mais de um milhão de aplicativos Android hospedados na Play Store.

Os pesquisadores encontraram 2.040 potenciais falsificações abrigando malware, 1.565 potenciais falsificações que pediam mais permissões do que o app original e 1.407 potenciais falsificações que continham bibliotecas de propaganda extras. Cerca de 35% dos apps descobertos e denunciados não estão mais disponíveis na Play Store.

Informações da AppsExposed