França começará a taxar gigantes da internet em janeiro

Agence France-Presse
Agence France-Presse
Publicado em 17/12/2018 às 12:59
GAFA (Google, Apple, Facebook e Amazon) - AFP PHOTO / Damien MEYER
GAFA (Google, Apple, Facebook e Amazon) - AFP PHOTO / Damien MEYER FOTO: GAFA (Google, Apple, Facebook e Amazon) - AFP PHOTO / Damien MEYER

A França começará a taxar os gigantes da internet, os chamados GAFA (Google, Apple, Facebook, Amazon e outras empresas), a partir de 1º de janeiro, anunciou nesta segunda-feira o ministro das Finanças, Bruno Le Maire.

"O imposto vai ser aplicado a partir de 1º de janeiro de 2019 e por todo o ano de 2019 por um valor que avaliamos em 500 milhões de euros", afirmou Le Maire em coletiva de imprensa em Paris. Esta medida "poderá ser introduzida na lei Pacto", aprovada em primeira leitura pela Assembleia Nacional, e que será apresentada ao Senado no início do próximo ano. "É uma possibilidade, mas não a única", explicou.

Leia mais

Nova regra de direitos autorais da União Europeia pode beneficiar mídia

Agências de notícias europeias pedem aprovação dos “direitos conexos” 

Contudo, o ministro informou que este imposto sobre os grandes da internet que a França tem defendido, até à data sem sucesso, na União Europeia (UE), não vai se limitar ao faturamento das empresas, como previsto na diretiva europeia, mas também "aos ingressos por publicidade, plataformas digitais e revenda de dados pessoais".

Quanto ao imposto europeu, Le Maire não se deu por vencido e disse que espera sua adoção pelo bloco em março.