YouTube adapta sua plataforma para vídeos verticais no desktop

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 30/07/2018 às 12:07
Foto: Divulgação / YouTube
Foto: Divulgação / YouTube FOTO: Foto: Divulgação / YouTube

O YouTube lançou uma atualização interessante na plataforma: o player de vídeo do desktop agora vai se adaptar à proporção do vídeo. O que isso significa? Que conteúdos gravados na vertical, por exemplo, aparecerão em seu formato original e não mais com as barras escuras adaptando o vídeo para a horizontal.

Essa é uma mudança que deve ser sentida pelo usuário de forma mais óbvia, pois os vídeos sempre foram disponibilizados na forma horizontal na plataforma. Essa é uma adaptação do YouTube aos dispositivos móveis e redes sociais como o Istagram, que incentivam o vídeo vertical e em outros formatos.

LEIA MAIS

YouTube permite uso de hashtags para ajudar em buscas

YouTube quer diminuir impacto de vídeos sensacionalistas

De acordo com o Youtube, o vídeo se adaptará automaticamente na plataforma. "Agora, o player se adapta automaticamente para fornecer a melhor experiência de visualização com base no tamanho do vídeo (proporção) e no tamanho do navegador / tela do seu computador", explica.

Vídeos na vertical antes:

Divulgação / Youtube

Vídeos na vertical depois da mudança

Foto: Divulgação / YouTube

A empresa ainda frisou que esta atualização já tinha sido proporcionada aos usuários nos dispositivos móveis há algum tempo. "Historicamente, para vídeos que não são de tela ampla (exceto os 16: 9), como os verticais e quadrados, mostramos barras pretas ao lado do vídeo, tornando o vídeo muito pequeno. Essa atualização retira a necessidade de barras pretas. Ela já havia sido lançada nos dispositivos móveis há algum tempo (tanto no Android quanto no iOS)", complementa.

No caso dos vídeos com tamanho 16:9, o YouTube explica que para a maioria dos vídeos mais recentes neste formato essa atualização vai usar, a partir de agora, parte do espaço em branco extra da tela para melhorar o tamanho do vídeo, sem afetar a qualidade.

Vídeos com tamanho 16:9 antes:

Foto: Divulgação / Youtube

 

Vídeos com tamanho 16:9 depois:

Foto: Divulgação / Youtube