Fim de uma era: BlackBerry não fabricará mais smartphones

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 28/09/2016 às 16:45
8433588846_99f117b03c_k FOTO:

AFP

A canadense BlackBerry, outrora líder do mercado de smartphones, anunciou nesta quarta-feira que terceirizará a fabricação de telefones, que ficará nas mãos de um parceiro indonésio.

Os telefones BlackBerry serão fabricados sob licença pela PT Tiphone Mobile Indonesia Tbk, permitindo que a empresa canadense se concentre em softwares e serviços, afirmou um comunicado conjunto.

A BlackBerry, que há uma década era um dos maiores fabricantes de smartphones, tem atualmente menos de 1% desse mercado, dominado pelos sistemas iOS, da Apple, e Android. Na tentativa de se atualizar, no ano passado a BlackBerry lançou um telefone com sistema Android que resultou em um fracasso de vendas.

BlackBerry registra prejuízo de quase 1 bilhão de dólares

Em meio à má fase, BlackBerry é vendida por US$4,7 bilhões

Já neste ano a empresa canadense anunciou que deixaria de fabricar seu clássico telefone com teclado físico como parte de seu processo de modernização. No entanto, os números da companhia continuam no vermelho, e nesta quarta-feira ela anunciou perdas de 372 milhões de dólares no segundo trimestre encerrado em 31 de agosto.

A BlackBerry tem buscado se concentrar na área de software, incluindo aplicativos de segurança, e este anúncio retira completamente a empresa da fabricação de telefones. "Estamos chegando a um ponto de inflexão em nossa estratégia. Nossas bases financeiras são fortes, e nosso foco no software está se consolidando", disse o diretor-executivo John Chen.

Analistas elogiaram a decisão da BlackBerry porque aconteceu em um momento em que o mercado mundial de smartphones está relativamente estagnado. "Durante vários anos o negócio dos aparelhos telefônicos foi uma distração para a BlackBerry e para os investidores,", disse à AFP o analista da International Data Corporation, John Jackson.

Esse final é "uma boa notícia", disse, afirmando que as ações da empresa tiveram uma alta após o anúncio.