Em meio à má fase, BlackBerry é vendida por US$4,7 bilhões

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 23/09/2013 às 15:53

Empresa enfrenta má fase financeira e vem perdendo mercado para Apple e Samsung (Foto: AFP) Empresa enfrenta má fase financeira e vem perdendo mercado para Apple e Samsung (Foto: AFP)

A fabricante de celulares canadense BlackBerry, que passava por dificuldades há mais de dois anos, disse nesta segunda (23) que concordou com sua aquisição por um consórcio de investidores. O valor fechado foi de US$4,7 bilhões.

A empresa informou que "assinou um acordo de intenção pelo qual o consórcio liderado pela Fairfax Financial Holdings Limited fez uma oferta para adquirir a empresa", disse um comunicado, citado pela AFP. A previsão para finalização do negócio é dia 4 de novembro.

"Acreditamos que a transação irá abrir um emocionante capítulo para a BlackBerry, seus clientes, operadoras e funcionários", disse o CEO da Fairfax, Prem Watsa. A venda da BlackBerry ocorre depois de sucessivas tentativas de reestruturação da empresa. A marca perdeu mercado para empresas como Apple e Samsung depois de figurar como um dos maiores nomes do mercado de smartphone no início dos anos 2000.

Na última sexta (20), a empresa anunciou um plano de reestruturação que demitia cerca de 4,5 mil funcionários. A ideia é que os gastos operacionais sejam diminuídos em até 50% até o primeiro trimestre de 2014. Na quarta, a companhia lançou o smartphone topo de linha Z30, para concorrer com o iPhone da Apple o Galaxy S4 da Samsung. E ainda na semana passada, o famoso comunicador instantâneo BBM chegou para o iOS e Android.

Em má fase, a BlackBerry acumula um prejuízo de 1,6 bilhão de dólares neste último semestre. [Com AFP]