Google lança aplicativo de videochamadas Duo

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 17/08/2016 às 15:26
DUO FOTO:

Teve um tempo em que o futuro nos filmes e séries era sempre representado com pessoas conversando uma com as outras através de chamadas de vídeo. Do Jetsons ao De Volta para o Futuro, videoconferências eram a tendência do amanhã. A coisa hoje já é realidade, principalmente através do Facetime, da Apple, e do Skype, da Microsoft. Agora é a vez do Google lançar o seu.

O Google Duo é um app simples de chamadas de vídeo entre duas pessoas, disponível para Android e iOS. De acordo com a empresa, tudo de que você precisa é de um número de telefone para ser capaz de ligar para qualquer pessoa em sua lista de contatos. "Não é preciso uma conta separada", explica Justin Uberti, engenheiro-chefe de software da Google.

A promessa da empresa é um aplicativo "simples do início ao fim" que funciona bem independente da qualidade da sua conexão. "Todos nós sabemos como é frustrante quando uma chamada falha ao conectar ou um vídeo fica instável. Nós construímos o Duo para ser rápido e confiável, para que as chamadas de vídeo conectem rapidamente e funcionem bem, até mesmo em conexões mais lentas", conta o engenheiro.

A qualidade das chamadas se ajustam às condições de rede - quanto melhor, maior a resolução da imagem. O Duo ainda consegue alternar entre Wi-Fi e 3G/4G sem deixar a ligação cair, o que permite ao usuário alternar entre a melhor conexão ou fazer uma chamada em movimento.

BINA? - Como chamada de vídeo é uma coisa meio pessoal (talvez por isso não seja algo tão popular, já que não da pra ficar na frente da câmera vestindo só aquela cueca velha e shorts) o Duo tem um recurso novo interessante, o Knock Knock. Ele permite que você veja um vídeo ao vivo de quem está te ligando antes de atender a chamada, "te dando uma prévia do que a pessoa que te liga está planejando e porquê ela deseja conversar", explica Uberti.

E seguindo a moda de todos os aplicativos de mensagem, as chamadas feitas com o Duo são criptografadas do início ao fim (a Justiça pira!).