Pernambucano premiado pela ONU e criador do Colab.re ministra palestra no Brazil Forum, na Inglaterra

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 16/06/2016 às 11:57
Gustavo Maia cofundador do Colab FOTO:

O criador da plataforma de gestão colaborativa das cidades brasileiras Colab.re - premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) - o pernambucano Gustavo Maia é um dos palestrantes do Brazil Forum, que vai acontecer amanhã na London School Of Economics, e sábado (18), na Universidade de Oxford, na Inglaterra.

Maia vai integrar o painel que discutirá a contribuição dos jovens para o futuro do País, que vai rolar em Oxford, ao lado dos empreendedores sociais Izabela Correa e João Francisco Maria, e o CEO do ramo digital André Ferraz. Participam ainda do evento o ministro do STF Luís Roberto Barroso e o procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol, entre outros.

Criado em 2013, o Colab.re conta com mais de 150 mil usuários conectados a 100 prefeituras, entre elas Recife, Santo André (SP) e Campinas (SP) e Niterói (RJ). São mais de 55 mil demandas geradas em mais de 2.000 municípios brasileiros. As situações mais comuns são estacionamentos irregulares, buracos em vias, entulhos em calçadas, limpeza pública e lâmpadas apagas em vias públicas. Em algumas dessas prefeituras parceiras da ferramenta, o índice de solução das demandas reportadas é superior a 70%.

Por meio do site da plataforma e de aplicativos nas versões Android e iOS, cidadãos podem fiscalizar, propor melhorias e avaliar a qualidade dos serviços e instituições públicas. O usuário registra sua demanda na rede social – que pode ser de diversas naturezas, como calçadas esburacadas, iluminação deficiente e estacionamentos irregulares –, por meio da geolocalização, foto e descrição do fato. O órgão responsável, então, acessa um painel de monitoramento a fim de apurar a situação descrita, dando o devido encaminhamento para a solução de cada caso.