Aplicativos pernambucanos são premiados em competição da ONU

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 05/02/2015 às 11:02

Foto: Divulgação. Carlos Pereira, criador da Livox, fez o app para ajudar sua filha que nasceu com paralisia cerebral. (Foto: Divulgação).

Dois aplicativos criados por empresas embarcadas no Porto Digital, no Recife, foram premiados na competição World Summit Award Mobile, que reúne mais de 160 países. O prêmio reconhece as melhores ferramentas que podem ser utilizadas em escala global para "fazer a diferença no mundo". A cerimônia de entrega aconteceu em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Livox e Colab.re foram escolhidas entre as melhores.

Desenvolvido pelo analista de sistemas Carlos Pereira, o Livox, da empresa Agora Eu Consigo, conquistou o primeiro lugar na categoria "Melhor Aplicativo de Inclusão Social do Mundo". O app tomou forma para ajudar sua filha Clarinha, que nasceu com paralisia cerebral, a se comunicar. Com download gratuito, o app possui mais de 2 mil figuras relacionadas a emoções, atividades e opções de respostas às perguntas do dia a dia. Novas imagens também podem ser cadastradas para personalizar o Livox de acordo com as necessidades específicas de cada usuário.

Já o Colab.re ficou entre os cinco primeiros colocados no prêmio de "Melhor Plataforma de Governo e Participação do Mundo". Criado pelo empreendedor Gustavo Maia e equipe, o app incentiva a colaboração online entre cidadãos e administradores públicos, buscando melhorar a vida nas cidades. A rede social permite que os usuários falem de problemas e façam propostas para os governantes. O aplicativo estreou com grande reconhecimento, em 2013, foi eleito como Melhor Aplicativo Urbano do Mundo, na competição AppMyCity, da New Cities Foundation. Ao avaliar a ferramenta, um dos jurados do WSA Mobile, o executivo Niki Ernst afirmou que "projetos como o Colab estão moldando o nosso futuro como cidadãos".

O World Summit Award Mobile (WSA-mobile) é uma iniciativa global de órgãos da ONU, como Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (UNESCO), Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e Aliança Global para as Tecnologias da Informação e Comunicação (UN GAID).