CIn UFPE abre inscrições para a turma de Residência em Software

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 08/12/2015 às 7:01

Foto: Divulgação. Foto: Divulgação.

O Centro de Informática (CIn-UFPE) fechou parceria com a Motorola para sua nova turma de Residência em Sofware. As inscrições começam dia 03 de dezembro e encerram no dia 03 de janeiro de 2016 através no link.

LEIA MAIS

Motorola investe R$ 40 milhões na UFPE

Alunos concluintes (último ano do curso) ou graduados nos cursos de nível superior em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica e áreas afins, das universidades de todo Brasil reconhecidas pelo MEC, poderão participar do processo seletivo. Os 30 alunos selecionados receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 1.930 para dedicação exclusiva ao curso.

"O programa tem como objetivo principal incentivar a formação de recursos humanos com alto grau de especialização em testes de software embarcado e aplicações em computação móvel, com os incentivos e benefícios previstos na Lei de Informática. O foco de atuação desta turma será o planejamento, projeto e execução de diversos tipos de testes, realizados em aplicações para celulares", diz o texto de lançamento da residência.

O programa oferece capacitação na área de Engenharia de Software, com ênfase em testes de software. Os alunos concluintes do curso receberão um certificado emitido pela UFPE. O curso inclui disciplinas que cobrem conceitos básicos e avançados de Engenharia de Software, com ênfase em testes de software. O conhecimento adquirido será vivenciado, paralelamente, em laboratório, através de atividades de estágio.

cin-ufpe1

A seleção ocorrerá em duas fases. A primeira vai fazer uma pré-seleção de até 50 alunos entre os inscritos com base na análise curricular e histórico escolar. A lista com os pré-selecionados estará disponível no dia 06 de janeiro de 2016. Na segunda fase, os candidatos serão convidados a comparecer às instalações do CIn/Convênio Motorola, no dia 11 de janeiro de 2016, ocasião em que serão apresentados, em detalhes, o formato e o funcionamento do curso e do estágio. Após as apresentações será aplicada uma prova sobre conceitos de programação básica, incluindo conhecimentos em declaração de variáveis, atribuições, if-then-else, laços (while) e manipulação de vetores (arrays) de uma dimensão. Em seguida farão duas redações, sendo uma em português e outra em inglês. Por fim, serão submetidos à uma avaliação psicológica.

O resultado final será divulgado no dia 14 de janeiro de 2016. As listas com os pré-selecionados e o resultado final serão divulgadas no site e na página oficial do CIn. Para o esclarecimento de eventuais dúvidas basta enviar e-mail para [email protected] ou ligar para (81) 3134-5900.