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26/06/15

Motorola amplia parceria com UFPE e anuncia investimento de R$ 40 milhões

26 / jun
Publicado por Renato Mota em CONSUMO às 11:00

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Empresa norte-americana vai realizar no centro testes de aparelhos topo de linha que operam em 4G

A Motorola anunciou a ampliação de parceria com o Centro de Informática da UFPE (CIn). O investimento será de R$ 40 milhões. O laboratório da empresa norte-americana no Centro também passa a se dedicar à pesquisa, simulações e testes de aparelhos que operam na rede 4G.

A parceria com o Centro completou 12 anos e é uma das principais instalações de pesquisa da Motorola fora dos EUA. O projeto no Recife será o único com os aparelhos de ponta. Com isso, a empresa de tecnologia pretende fazer o Brasil ocupar a liderança (hoje dos EUA) de testes de aparelhos para rede 4G.

“O grupo contará com alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado, além de professores especialistas no assunto, que abraçarão desafios de curto, médio e longo prazos, potencializando resultados no estado da arte, e da prática, em testes com equipamentos que simulam a rede 4G”, disse o professor do CIn-UFPE e coordenador do Projeto Motorola, Augusto Sampaio.

De acordo com o vice-diretor do CIn-UFPE, José Augusto Suruagy, o projeto Motorola no CIn-UFPE representa uma via de mão dupla de benefícios. “A parceria com a Motorola tanto permite que a empresa conte com a mão de obra especializada formada aqui no CIn-UFPE, quanto faz com que o Centro de Informática se fortaleça a partir da presença da companhia aqui”.

Também em parceria com a Motorola, o CIn-UFPE oferece o Curso Sequencial de Formação Complementar. O programa tem como objetivo principal incentivar a formação de recursos humanos com alto grau de especialização em testes de software embarcado e aplicações em computação móvel, com os incentivos e benefícios previstos na Lei de Informática. Criado em 2002, o Curso Sequencial já teve 16 turmas, com 465 alunos que concluíram o curso e uma turma em andamento com 40 alunos.


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