Encélado, lua de Saturno, possui oceano global de água quente

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 17/09/2015 às 12:12

Foto: Divulgação/Nasa. Foto: Divulgação/Nasa.

Encélado, a sexta maior lua de Saturno é um dos mundos mais fascinantes do Sistema Solar. Os cientistas não param de se surpreender à medida em que novas informações são conhecidas sobre o astro. Agora a Nasa afirma que ele possui um oceano quente e global embaixo de sua crosta de gelo.

LEIA MAIS

Foto incrível de Dione, lua de Saturno

Vida alienígena será descoberta até 2025, diz Nasa

O primeiro alface cultivado no espaço

Nasa descobre planeta bem parecida com a Terra

As informações foram fornecidas pela sonda Cassini. Pesquisas anteriores indicavam que Encélado poderia ter massas de água apenas no seu polo sul. Agora análises da gravidade e imagens feitas ao longo de sete anos mostram que o oceano de água líquida envolve todo a lua.

Esquema do interior de Encélado, segundo os cientistas. (Divulgação). Esquema do interior de Encélado, segundo os cientistas. (Divulgação).

Encélado também possui um núcleo rochoso. Segundo a Nasa, uma das possíveis razões para esta lua não ser mais um astro inteiramente congelado é a influência que a gravidade de Saturno exerce sobre as marés, o que acaba gerando calor. No entanto, novas observações serão necessárias para determinar as características do oceano de Encélado.

O que se sabe é que força gravitacional de Saturno sobre sua lua é tão grande que gera atividades no polo sul, com jatos de vapores de água com quilômetros de altura.

Segundo uma outra pesquisa da Nasa, Encélado possui uma atividade hidrotermal bem próxima das profundezas dos mares na Terra. Essa ebulição poderia gerar um ambiente propício para abrigar formas de vida. Os cientistas também conseguiram identificar moléculas orgânicas em meio às partículas de gelo expelidas pelos jatos no polo sul do astro.

https://www.youtube.com/watch?v=s8sNsmkXb8M